Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 19° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Congonhas: processo de conservação dos 12 profetas avança para preservar o patrimônio histórico



foto: Terezinha Cândida

 

A preservação do Patrimônio Histórico de Congonhas é uma das responsabilidades centrais da administração municipal. Após a obtenção da autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a realização do tratamento e remoção dos líquens presentes nas esculturas dos 12 Profetas, foi celebrado em maio de 2023 um contrato com o Grupo Oficina de Restauro. O projeto, agora em andamento, visa a remoção das colônias de micro-organismos que afetavam as esculturas dos 12 Profetas de pedra-sabão, localizadas no adro da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

A diretoria de Patrimônio Histórico apresentou o projeto básico e a metodologia de tratamento, que passou por avaliação e aprovação. Uma equipe de microbiologistas também analisou a eficácia do método, que envolve a aplicação de álcool 70% e biocida, coleta de materiais das colônias microbiológicas e registro gráfico e fotográfico das áreas afetadas.

A remoção dos líquens, que se acumularam ao longo de mais de 10 anos, foi realizada utilizando jato d'água e escova de cerdas macias durante toda a semana. O processo foi acompanhado por turistas, estudantes, visitantes e pesquisadores interessados em observar cada etapa do trabalho.

O prefeito , Cláudio Antônio de Souza, ressaltou a importância desse processo de conservação. Ele destacou que a prefeitura estabeleceu um contrato de monitoramento para determinar os intervalos de tempo necessários para futuras intervenções de conservação. Ele enfatizou o compromisso de resolver problemas e preservar o patrimônio da cidade.

Hugo Cordeiro, diretor de Patrimônio Histórico, destacou que o Grupo Oficina de Restauro ficará encarregado de monitorar o tratamento para evitar novos crescimentos e proliferação dos micro-organismos responsáveis pelo deterioramento das esculturas.

É importante ressaltar que o último tratamento realizado nas esculturas dos 12 Profetas foi em 2012. O cronograma das atividades está sendo seguido conforme o planejado, com supervisão do Grupo Oficina de Restauro, técnicos do IPHAN, Diretoria de Patrimônio Histórico Municipal, Seplag e especialistas da empresa Educativo do Museu.

 


Reportagem por Lílian Gonçalves




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 28/08/2023 - 07:20


Comente esta Notícia