Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 27° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Comunidade


Festival de Congado de Conselheiro Lafaiete encanta multidão com cores, música e devoção



 

O último domingo, 16 de julho, Conselheiro Lafaiete foi palco de um evento cultural e religioso de grande importância para a comunidade local: o 42º Festival de Congado, realizado na emblemática Praça Tiradentes. Desde as 8h da manhã, as bandas começaram a chegar, marcando o início de uma celebração repleta de cores, música e fé.

O prefeito Mário Marcus deu as boas-vindas aos participantes, e as apresentações logo começaram, encantando o público presente. Ao longo do dia, a praça foi tomada por um grande número de pessoas, que aplaudiram entusiasticamente cada grupo participante. Um aspecto notável e significativo do festival foi a presença marcante de crianças nas guardas de congado, indicando a renovação dos membros e a continuidade das tradições culturais.

O evento, promovido pela prefeitura  de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, contou com a valiosa parceria da Irmandade dos Congadeiros de Nossa Senhora do Rosário. As guardas de congado que participaram do festival foram agraciadas com troféus de participação, enaltecendo a dedicação e o esforço de cada grupo.

Ao longo do dia, a Praça Tiradentes transformou-se em um espaço vibrante e animado, com apresentações que trouxeram toda a riqueza e diversidade das tradições do congado. As cores, os cantos e as danças traduziram, de forma cativante, a essência da fé que une todos os participantes.

O festival contou com a presença de guardas de congado de Lafaiete, pertencentes à Irmandade Nossa Senhora do Rosário, assim como grupos visitantes de outras localidades. A diversidade de representações hierárquicas do congado mineiro também marcou presença, com destaque para a presença ilustre da Rainha do Congo do Estado Maior de Minas, Izabel Cassimira, que prestigiou o evento e ressaltou sua importância cultural.

Neste ano, o Festival de Congado recebeu a participação de 30 bandas, e os membros mais velhos e mais jovens de cada grupo receberam medalhas das mãos do prefeito Mário Marcus e do Vice Dr. Marco Antônio. Além disso, cada guarda representada foi homenageada com um troféu.

O festival culminou com uma emocionante Celebração Eucarística no Morro das Cruzes, ao lado da Capela de Santo Antônio, sendo presidida pelo Padre José Luiz da Silva, da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Esse momento de espiritualidade e devoção encerrou o evento de forma sublime, deixando a todos com o sentimento de gratidão e renovação de fé.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 18/07/2023 - 09:20


Comente esta Notícia