Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 16° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,480
Comunidade


Combate à poluição plástica é o tema principal da Semana do Meio Ambiente



Reprodução Internet

 

Nesta segunda-feira, dia 5, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e neste ano a Organização das Nações Unidas (ONU) propõe como tema dos debates o combate à poluição plástica.

Segundo a organização, cerca de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas por ano, no planeta todo, mas apenas 19 a 23 toneladas são recicladas, o que representa menos de 10% do total. Esses resíduos não tratados contaminam o meio ambiente e as águas de nossos rios e até mares, já que todo esse contingente de plástico vai parar nos oceanos, contaminando água e animais.

De acordo a gestora da produção e logistica empresarial, Rafaela Faria,este ano marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, após ter sido instituído pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental.

Terá como país anfitrião a República de Côte d'Ivoire (Costa do Marfim) em parceria com os Países Baixos.
A Costa do Marfim está demonstrando liderança na campanha contra a poluição plástica. Desde 2014, o país proibiu o uso de sacolas plásticas, apoiando uma mudança para embalagens reutilizáveis. A maior cidade do país, Abidjan, também se tornou um centro para empresas iniciantes voltadas para o meio ambiente.

'A poluição plástica pode ser reduzida em 80% até 2040 se os países e as empresas fizerem mudanças profundas nas políticas e no mercado usando as tecnologias existentes. É o que aponta um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O documento foi divulgado antes da segunda rodada de negociações em Paris sobre um acordo global para combater a poluição plástica e descreve a magnitude e a natureza das mudanças necessárias para acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular', explica a gestora.

O Relatório Fechando a torneira: como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular foca em soluções e analisa práticas concretas, mudanças de mercado e políticas públicas para informar decisões governamentais e ação empresarial.

Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano em todo o mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares.

Os microplásticos - pequenas partículas de plástico de até 5 mm de diâmetro – acabam em alimentos, água e ar. Estima-se que cada pessoa no planeta consome mais de 50.000 partículas de plástico por ano - e muitas mais se a inalação for considerada. O plástico de uso único descartado ou queimado prejudica a saúde humana e a biodiversidade e polui todos os ecossistemas desde o topo das montanhas até o fundo do oceano.

"Com a ciência e as soluções disponíveis para enfrentar o problema, governos, empresas e outras partes interessadas devem escalar e acelerar as ações para resolver esta crise. Isto ressalta a importância deste Dia Mundial do Meio Ambiente na mobilização de ações transformadoras a partir de todos os cantos do mundo", conclui Rafa

VEJA 9 DICAS DE COMO VIVER COM MENOS PLÁSTICO NO SEU DIA A DIA:

*Troque a sacola plástica por sacolas reutilizáveis.
*Carregue com você a sua própria garrafa reutilizável para água.
*Além da garrafa de água, que tal um copo e uma caneca para não precisar usar o copinho de plástico do cafézinho?
*Utilize marmitas reutilizáveis para armazenar a sua comida.
*Evite utilizar talheres e canudos de plástico. Carregue sempre com você um pequeno kit com talheres e canudos ecológicos.
*Será que todas as embalagens plásticas são realmente necessárias? Repense o seu consumo na hora de ir as compras, por exemplo.
*Não desperdice! Prefira sempre os alimentos que venham sem as embalagens.
*Seja criativo! Reutilize os seus potes de vidro e todas as embalagens que tiver.
*Descarte corretamente os seus resíduos.

MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS AFIRMA SABER POUCO OU NADA A RESPEITO DE RECICLAGEM

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Cervejaria Ambev revelou que 98% dos brasileiros sabem da importância da reciclagem e acredita que essa é uma prática correta.

Porém, em sua rotina, 75% das pessoas ouvidas disseram que não separam os materiais recicláveis individualmente nos lixos que geram em casa, e, destes, 39% não separam sequer o lixo orgânico do inorgânico.

De acordo com o estudo disponibilizado para o HuffPost Brasil, 88% dos brasileiros acreditam que o cuidado com o meio ambiente é umas das maiores preocupações da sociedade atual, porém 66% dos entrevistados afirmam saber pouco ou nada a respeito de coleta seletiva e 28% não sabem citar quais são as cores das lixeiras para coleta do material.

Com informações Rafaela Faria

Jornalista e gestora da produção e logistica empresarial

Fonte: HuffPost e unep.org




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 04/06/2023 - 20:34


Comente esta Notícia