Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 17° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Concurso "Cidade de Ouro Branco” recebe cinco vezes mais inscrições

Presidente executivo da Aclob celebra os resultados e revela nova iniciativa da Academia, que será apresentada ao público em outubro



 

Os vencedores só serão conhecidos em agosto, mas a Academia de Ciências e Letras de Ouro Branco (Aclob) já tem excelentes motivos para comemorar. De acordo com o presidente executivo da Aclob, o ator, diretor, dramaturgo e pedagogo Marco Antônio da Cruz, a edição 2023 recebeu cinco vezes mais material que a anterior. “São poemas, contos e crônicas escritos em língua portuguesa. O tema é livre. Obras que versam sobre Ouro Branco, seu povo, sua história, especialmente sobre sua fundação (2023 - 299 anos e 2024 - 300 anos) são uma categoria à parte”, explica.

O Concurso surgiu como "Concurso de Prosa e Poesia Estudantil "Cidade de Ouro Bran­co", em 2007. Em 2008, tornou-se Concurso Literário "Cidade de Ouro Branco", já com as categorias Estudantil e Nacional, e em 2010 acresceu à categoria Inter­na­cio­nal. As inscrições se encerraram no dia 10 de maio. Puderam submeter seus trabalhos ao crivo da comissão produtores de poesia, prosa e crônicas em língua portuguesa, sendo eles estudantes de Ouro Branco, moradores do Brasil (independente da nacionalidade, na categoria nacional) e produtor de texto lusófono residente em outros países na categoria internacional. Os vencedores receberão certificados de participação e publicação em formato físico e online.

Para Marco Antônio da Cruz, a idealização e execução do trabalho em nome de todos em Ouro Branco representa um misto de honra e responsabilidade: “Dois dos nossos contos estão sendo roteirizados para cinema – e isso vem coroar os nossos esforços. Esperamos continuar contando com nossos colaboradores nas escolas de todas as redes de ensino de Ouro Branco, assim como com o poder público municipal.

Estamos lançando esforços para manter viva esta tradição e, por hora, começamos a desenvolver outra, que vai acontecer de forma bienal: o Congresso Científico "Cidade de Ouro Branco". A sua primeira versão será apresentada de 16 a 22 de outubro de 2023, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, adianta.

Estudantes premiadis no V Concurso Literário Cidade de Ouro Branco

Marco Antônio Cruz Presidente Executivo, Paula Gilbert escritora mato-grossense premiada e José Arantes Filho Presidente do Consrlho Superior ACLOB




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 31/05/2023 - 20:20


Comente esta Notícia