Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 17° Segunda, 20 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,543
Comunidade


Vale-alimentação tem novas regras; confira o que mudou



 

O vale-alimentação e o vale-refeição tiveram mudanças em suas regras, aprovadas pelo Senado Federal, e a partir deste mês passam por novas diretrizes para os benefícios pagos pelas empresas aos funcionários. O objetivo do programa é melhorar as condições das refeições dos empregados brasileiros.

As novas regras do benefício correspondem ao uso do saldo do VA e VR, mudanças com relação à bandeira do cartão, aceitação de bandeiras do cartão, assim como o saldo não utilizado.

A seguir, conheça o que vai mudar nas novas regras.

Mudanças nas regras do vale-alimentação e refeição
Essas mudanças em questão são extremamente importantes e devem ser de conhecimento de todos os trabalhadores.

A primeira diz respeito à troca de bandeira do cartão. Desde o dia 1º de maio de 2023, já é possível ao trabalhador solicitar à empresa a portabilidade 100% gratuita do cartão de benefício. A regra permite que o trabalhador escolha a empresa emissora do cartão para verificar os melhores benefícios.

Uso de qualquer bandeira
A partir deste mês de maio, com a nova regulamentação, o trabalhador já pode usar seus vales mesmo em locais em que sua bandeira não tem credenciamento, desde que o estabelecimento aceita vale alimentação e refeição. 

Isso aumenta a concorrência e permite mais vantagens tanto para os trabalhadores quanto para os estabelecimentos, que não estarão presos a uma única empresa.

 
As empresas tiveram um tempo para se adequarem às novas regras da medida e, desta forma, os trabalhadores ganharam novas opções de escolha.

 
Uso apenas para compra de alimentos
De acordo com a Medida Provisória 1.108/2022, não é permitido comprar outros produtos, como cigarros, com vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR). É importante que as empresas orientem seus colaboradores sobre essa informação para garantir a transparência da organização e evitar contestações.

 
Fim do Rebate
Outro ponto importante que as empresas devem prestar atenção é sobre o pagamento pré-pago e o fim do rebate. Agora, o VA e o VR devem ser sempre pré-pagos, ou seja, está proibido o pagamento posterior do benefício. 

Além disso, não será mais permitida a prática conhecida como rebate, em que as empresas de benefícios eram autorizadas a dar descontos para as companhias contratantes.

Essa prática acabava tendo um efeito negativo para o usuário, pois para recuperar o desconto, as bandeiras cobravam uma taxa maior dos estabelecimentos, o que era repassado para o cliente.

 
Proibido saque do valor não usado
Dessa forma, não há a possibilidade do trabalhador sacar em dinheiro valor não utilizado em 60 dias. Assim, o saldo eventual do VA e VR não utilizado permanecerá disponível apenas para compras de alimentos e refeições.

Fonte: Jornal Contábil




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 13/05/2023 - 18:30


Comente esta Notícia