Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 27° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Cultura


Festival Internacional de Turismo de OP promove potencialidades de cidades e regiões turísticas




Já consolidado como um importante evento para a cidade e para a área turística em todas as suas especificidades, o Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto já está planejado, preparado e praticamente no ponto para abrir a sua terceira edição, mesmo faltando ainda mais de um mês para sua realização. Este ano, o grande encontro de lazer e negócios setoriais acontece entre os dias 1 e 3 de junho, mais uma vez no Centro de Artes e Convenções da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto.

Não resta dúvidas que o evento já se tornou uma das melhores oportunidades para que municípios, circuitos turísticos e empresas do trade apresentem produtos, serviços e roteiros turísticos para um público que busca conhecer Minas nas suas mais variadas nuances. Afinal, estamos num estado conhecido mundialmente por suas delícias gastronômicas, por suas belezas naturais, por seus monumentos e construções de épocas e por sua importância histórica para o Brasil. Além, logicamente, da reconhecida e exaltada hospitalidade mineira.

Por tudo isso, e também devido ao criterioso planejamento para que os melhores resultados possam advir do encontro, o Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto abre todas as portas para a realização de bons negócios e para a criação de demandas para os diversos destinos oferecidos.

De acordo com Cássia Regina Neves, fundadora e CEO da C:M Business Hub, empresa produtora e uma das realizadoras do evento, o Festival se propõe a promover o turismo de Minas Gerais por meio das potencialidades de cada cidade e região. “Busca ainda o enriquecimento das relações entre as governanças locais e regionais (públicas, privadas, terceiro setor e a sociedade civil), procurando, assim, fortalecer ações que venham a contribuir para a diversificação da economia e geração de emprego e renda por intermédio do turismo”, explica.

Esta é a terceira edição do Festival, que foi realizado pela primeira vez em 2019. Ficou interrompido por dois anos, devido à pandemia de Covid 19 que assolou o país, mas voltou a ser destaque no ano passado, quando apresentou resultados tidos como surpreendentes, fato que demonstra o potencial do segmento turismo do estado e a necessidade de encontros profissionais como este. Nas duas edições anteriores, o encontro teve a participação de 103 cidades e de nove regiões turísticas mineiras. Foram 142 expositores presentes para receber um público visitante superior a 6 mil pessoas de várias localidades, inclusive representantes de 14 países interessados em conhecer os roteiros turísticos mineiros.

Atrações e negócios

Como nas edições anteriores, a versão 2023 do Festival vai ter, além da presença de cerca de dezenas de expositores de várias regiões, diversos outros destaques, como atrações gastronômicas, shows, oficinas, mesas redondas, palestras, talks e intervenções culturais. Mas, como todo grande e bom evento profissional, os expositores vão encontrar no local um ambiente propício para fechamento de negócios, criar networking com o mercado nacional e internacional por meio dos agentes de viagem de variadas regiões, mineiras e de outros estados, além de poderem explorar uma competente e eficaz ferramenta de conexão com o público de seu interesse.

“Nós buscamos ter, por base, o conceito de turismo criativo, que é um tipo de turismo inteligente, que oferece oportunidades de negócios, experiências imersivas mais ativas e, ao mesmo tempo, que consiga contribuir para desenvolver o potencial criativo de moradores e visitantes”, diz o presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau - Márcio Abdo de Freitas, também realizador do FESTUR. Segundo ele, isso significa reconhecer os recursos tangíveis, como museus, monumentos e belezas naturais, mas principalmente, valorizar o intangível, como o estilo de vida, a identidade, a atmosfera e a conexão entre as pessoas.

“É experimentar nossa cozinha, aprender a fazer pastel de angu. É cortar a cana e aprender a fazer a própria cachaça. Ou, simplesmente, sentar num barzinho de esquina e escutar longos causos. A ideia é que, em vez de simplesmente ver um show, o visitante possa viver o show, por inteiro”, completa.

Também, como nas edições anteriores, o acesso ao Festival será gratuito, sendo apenas necessário, caso haja interesse do visitante, que se faça inscrições para as atividades técnicas, como, mesas redondas, palestras, oficinas e cozinha show. Elas podem ser feitas pelo link presente em @festivaldeturismodeop.

Assessoria de Imprensa
Cristiane Nobre (31) 99231-7535

Sergio de Paula, Subsecretário de Estado de Turismo, Jean Ângelo de Oliveira, secretário de Cultura de Congonhas, Cássia Neves, CEO do CM Hub, Cristiane Nobre CEO da Vero Comunicação, Túlio Frederivo Pereira Marcelino, assessor técnico da Prefeitura de Congonhas e Filó Marçal, do Jornal Por Dentro.

foto: Crédito: Lídia Sucasa/ BH eventos




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 06/05/2023 - 19:20


Comente esta Notícia