Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 22° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Cultura


10 anos depois, Lafaiete recebe o Encontro Nacional da Família Reszende



Fazenda do Engenho Velho dos Cataguazes onde os patriarcas criaram os 13 filhos em Lagoa Dourada e até hoje preservada

Para manter viva a memória dos patriarcas que chegaram ao Brasil no século XVIII, a família Reszende vai promoverá o 23º Encontro Nacional. 10 anos depois, o evento será Lafaiete, nos dias 22 e 23 de julho, e homenageia João de Resende Costa e Helena Maria de Jesus, que chegaram no país em 1720.

No sábado, dia 22, a Comissão Organizada recepcionará os participantes e primos de diversas partes da região, do Estado e do Brasil, na praça Tiradentes. Na esperada noite fria, um caldo vai esquentar a amizade, estimular a prosa e perenizar os laços familiares de mais de quase 300 anos de história.

Já no domingo, dia 23, ocorrerá um missa, celebrada por Roberto Francisco Rezende (um dos organizadores), nas escadarias da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

No Restaurante Pé da Serra, na MG-482, sentido Itaverava, será a recepção da família. Encontro será até às 16h. Os organizadores esperam reunir milhares de primos em uma confraternização no Encontro Nacional da Família Reszende.

História

Vindos de Portugal, os patriarcas João de Resende Costa (nascido em 1699 na Ilha de Açores) e Helena Maria de Jesus (nascida em 15 de janeiro de 1710, na Ilha de Faial) que chegaram ao Brasil em 1720 e se casaram em 3 de outubro de 1726 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Prados, Comarca do Rio das Mortes, e tiveram 13 filhos dos quinze nascidos vivos.

O casal, sequioso pelo enriquecimento através do trabalho proporcionado pelo ouro das famosas Minas Gerais, adquiriu uma vasta propriedade rural na região de do município de Lagoa Dourada, a qual deu o nome de Engenho Velho dos Cataguases ou Catauás, patrimônio até hoje preservado. A Família se tornou um dos mais importantes grupos mineiros, de abastados proprietários rurais, membros da chamada «aristocracia rural cafeeira», e atuantes na história política e social do país, os quais são considerados o berço da Família Resende no Brasil e que daí se espalharam os vários ramos, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, ramificando-se até o Uruguai. A história da família se preserva, renova e perpetua a cada encontro!

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 01/04/2023 - 16:22


Comente esta Notícia