Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 19° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Reuniões itinerantes irão orientar a população de Congonhas sobre o 1º simulado integrado de emergência de barragens

Moradores das regiões da Zona de Autossalvamento receberão uma cartilha com todas as informações para o dia do Simulado.



 

A fim de reforçar a segurança dos moradores de Congonhas, especialmente de quem mora na Zona de Autossalvamento (ZAS) das 17 estruturas de contenção de rejeito, sedimento ou água, serão realizadas, nos próximos dias, uma série de Reuniões Públicas Preparatórias para o Simulado – Seminários Orientativos em 12 locais da cidade. O objetivo é levar informação sobre o 1º Simulado de Emergência de Barragens da Zona de Autossalvamento (ZAS). A ação faz parte do Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB). As reuniões, com duração de uma hora e meia, serão realizadas nos dias 27, 28, 29 e 30 de março (segunda, terça, quarta e quinta-feira), às 18h30.

Organizadas pela Defesa Civil Municipal, com apoio da CSN Mineração, Gerdau e Vale, as reuniões funcionam como treinamento teórico da população, para orientá-la sobre como proceder durante o 1º Simulado de Emergência de Barragens do PMSB (treinamento prático para averiguar a funcionalidade do plano de evacuação integrado e do sistema de alerta sonoro), que será realizado em Congonhas no dia 16 de abril.

Além de cumprir a legislação vigente, as Reuniões Públicas Preparatórias para o Simulado – Seminários Orientativos como os treinamentos de emergência são ações preventivas. É importante destacar que não houve alteração dos níveis de segurança das barragens.

O Plano de Segurança:

O Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) está sendo desenvolvido para integrar os sistemas de emergência de barragens e o de contingência da Defesa Civil local, este último responsável por oferecer resposta também a outros eventos como inundações, deslizamentos, desabamentos e incêndios. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Congonhas e conta com o apoio da CSN Mineração, Gerdau e Vale. A ação voltada para a comunidade tem a gestão feita pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap) e acompanhamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

Como vão funcionar os Seminários?

 

Durante as Reuniões Públicas Preparatórias para o Simulado – Seminários Orientativos, a população poderá conferir pontos importantes:

- Conceito e os objetivos do PMSB;

- Mapa que resultou da sobreposição das ondas de inundação de 17 barragens situadas em Congonhas e no seu entorno; o significado de termos como Zona de Autossalvamento (ZAS), Zona de Segurança Secundária (ZSS), ponto de encontro e rota de fuga;

- Como as pessoas que vivem na ZAS deverão proceder durante o simulado;

- Circunstância na qual a população deve utilizar estes elementos de autoproteção.

 “Esta segunda série de seminários do PMSB é uma nova oportunidade para que as pessoas entendam, dentro de um contexto, que região da cidade compreende a ZAS, a ZSS e onde estão localizadas as rotas de fuga, os pontos de encontro, sistema de alerta sonoro e os demais elementos de autoproteção estabelecidos por toda a área de influência das barragens. Vamos apresentar referências de localização, como uma rua, uma igreja, um comércio. Mostraremos o caminho seguro que cada cidadão deve percorrer pela rota de fuga, após o acionamento do sistema de alerta sonoro, até o ponto de encontro em um simulado ou em uma possível situação de emergência”, explica Guilherme Ferrari, gestor técnico da elaboração do Plano de Contingenciamento Integrado (Placon-i), principal instrumento do PMSB.

Assim que chegarem ao local da reunião, cada participante receberá um lanche.

Iniciativa pioneira no País, o PMSB está em evolução constante e o Simulado de Emergência de Barragens é uma grande oportunidade de se verificar novas oportunidades de aperfeiçoamento do Plano de Contingenciamento Integrado e seu Plano de Evacuação.

Por isso, o PMSB conta com a colaboração e participação de toda a comunidade nestas reuniões e no simulado, para que os objetivos do treinamento de emergência sejam alcançados.

Para mais informações, fale com a Defesa Civil Municipal pelos telefones 199 e 3731-4133.

Assessoria de Imprensa do PMSB

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 23/03/2023 - 18:20


Comente esta Notícia