Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 26° Sábado, 11 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,158 Euro agora: R$ 5,550
Região


Turismo de experiência vai movimentar a economia da região



 

Em mais um ano, o Desbravando o Alto Paraopeba seguirá apresentando as belezas e as opções de lazer das cidades da região. Iniciando 2023, vamos mostrar uma tendência que é o turismo experiência: “Conforme estudos e tendências apontam, o perfil do turista e as suas formas de vivenciar lugares estão mudando. O turista do século 21 está menos atraído pelos citytours, passeios convencionais e mais interessados em vivenciar a realidade dos lugares, interagir com as pessoas do lugar, aprender coisas novas, ter sensações e sentimentos despertados”, explica o Circuito Turístico Villas e Fazendas.

Para alinhar a nova tendência e construir com a geração de renda na região, foi criado o projeto Experiências Turísticas Villas e Fazendas: “Encabeçado pela Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Turístico Villas e Fazendas, por meio de recursos do Governo do Estado, e com o apoio de empresa especializada, o projeto ofereceu 83 horas entre qualificações sobre o tema para os interessados residentes nos 12 munícipios que compõem a nossa região turística. Ao todo 60 participantes, com apoio de consultores, utilizaram como insumo seus talentos e paixões para desenhar propostas de experiências interessantes para serem oferecidas aos turistas”.

Para a primeira etapa do projeto 22 experiências foram selecionadas e seus anfitriões estão recebendo mais qualificações e aprimorando para operá-las e divulgá-las. De acordo, com a turismóloga Carolina Pontes, da empresa Plano A Engenharia Turística, responsável pela coordenação técnica dos trabalhos, as Experiências Turísticas Villas Fazendas são uma forma única de viver a mineiridade. “Elas foram criadas pelos moradores, refletem suas paixões, valorizam a nossa cultura, a nossa natureza e, especialmente, as nossas pessoas, repletas de talentos e de saber-fazer”.

Segundo a consultora e Rafael Lana, diretor presidente da IGR Circuito Turístico Villas e Fazendas, trata-se de uma iniciativa inovadora que entende a atividade turística como uma ferramenta para o fortalecimento do território. “Por isso estamos sendo bastante profissionais no seu desenvolvimento. Queremos que o lançamento para o público geral aconteça de forma responsável e cautelosa e que os anfitriões se sintam preparados em receber”, diz Rafael.

Novidades sobre o lançamento das experiências para o público geral estão previstas para abril. Conjuntamente quando será realizada a segunda edição do evento gastronômico “Sabores da Villas. A Região Turística Villas e Fazendas é composta pelos municípios de Caranaíba; Casa Grande; Catas Altas da Noruega; Conselheiro Lafaiete. Cristiano Otoni; Itaverava; Lamim; Piranga; Queluzito; Rio Espera; Santana dos Montes e Senhora de Oliveira.





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 22/01/2023 - 10:20


Comente esta Notícia