Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 19° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Região


Congonhas reduz fila para cirurgia de catarata



 

A prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, através dos serviços do setor de Regulação de Sistema, Atenção e Assistência à Saúde, vem reduzindo a fila por procedimentos cirúrgicos oftalmológicos para remoção de catarata de usuários congonhenses.

Para tanto, um esforço concentrado vem sendo empreendido em 2022, quando 217 cirurgias foram realizadas até o final do mês de julho. Ocorre que o cadastro por este procedimento aumentou devido a não realização de cirurgias eletivas por um período por causa da pandemia da Covid-19. As diretoras da Regulação da SMS, Mônica de Oliveira Gonçalves Costa e Samara Moura Oliveira Gonçalves, fizeram pesquisas e, juntamente com outros setores, auxiliaram a Secretaria ampliar o contrato com o Hospital Bom Jesus – HBJ, que faz os procedimentos cirúrgicos, e intensificar este trabalho.

De acordo com o secretário de Saúde de Congonhas, dr. Saulo Queiroz, trata-se de mais um exemplo da dedicação de servidores da SMS em buscam dar maior excelência e eficiência na prestação de serviços públicos aos cidadãos. “Nossos técnicos estão atentos e buscam as melhores soluções para reduzir e, se possível, zerar alguns procedimentos para melhor atender a população congonhense. Parabenizo e agradeço toda equipe da Saúde pelo esforço e dedicação”, congratula Saulo.

Uma das pacientes que aguardavam pela cirurgia é dona Elza da Silva Correia Souza (75), moradora do bairro Dom Oscar. Ela recebeu nossa reportagem em sua residência quando relatou que fez a intervenção no olho direito, neste ano, e aguarda a recuperação para a segunda cirurgia, desta vez, no olho esquerdo. Dona Elza é uma pessoa simples, muito animada e de bem com a vida. Ela disse que está muito satisfeita com o resultado. “Eu fecho o olho esquerdo e vejo tudo clarinho com o direito. Estou muito satisfeita. Eu fui muito bem acolhida por todos onde eu passei e ainda passo. Seja na Prefeitura ou no HBJ, sou muito bem recebida e amparada. Por isso, agradeço todos que me ajudaram. Isso que a Secretaria de Saúde está fazendo é muito bom para as pessoas”, agradece dona Elza.

De acordo as diretoras da Regulação, no início de 2022, a fila por cirurgia de retirada da catarata era de 121 pacientes e já foi zerada com os procedimentos já relizados, melhorando a qualidade de vida dos usuários contemplados. De acordo com elas, para ter acesso a cirurgia é preciso atender a um fluxo de procedimentos. Inicialmente, é necessário passar por uma consulta na UBS de referência para avaliação. O médico faz o encaminhamento para o usuário e este vai até o setor de Transporte Fora de Domicílio – TFD - da Secretaria de Saúde, que encaminha para avaliação do oftalmologista. Este profissional emite uma guia atestando a necessidade da intervenção cirúrgica. Em seguida, o pedido deve ser levado até o setor de Regulação que autoriza o procedimento. Depois disso, basta o usuário aguardar o agendamento da cirurgia pela clínica contratada pela Prefeitura.

O esforço concentrado da Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas para a remoção de catarata iniciou em março com os procedimentos e, neste período, a média de cirurgias é de 43 por mês.

Sobre a catarata:
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, trata-se do processo de opacificação do cristalino, lente natural do olho, normalmente incolor e transparente, que tem como objetivo focalizar os objetos que enxergamos. A catarata é a maior causa de cegueira tratável no mundo. A catarata pode surgir por: senilidade (envelhecimento), problemas congênitos, traumatismo, defeitos metabólicos ou uso de medicamentos.

Os primeiros sintomas são as flutuações da visão, que se torna mais embaçada em determinados momentos. A visão começa a piorar gradualmente. Objetos podem aparecer amarelados, embaçados ou distorcidos. O dia parece estar enfumaçado. Outros sintomas comuns são: halos ao redor das luzes à noite, aumento da miopia, visão dupla ou sombras na visão. Em casos avançados, a catarata pode ser vista no centro da pupila como uma mancha branca ou amarelada. O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia.

Texto e foto: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 09/08/2022 - 16:00


Comente esta Notícia