Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,242 Euro agora: R$ 5,581
Região


2ª Semana do Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco começa esta semana e promete muitas novidades; confira



 

Esta semana será de muito movimento em Ouro Branco. Nos dias 26, 27, 28 e 29 acontece a 2ª Semana de Desenvolvimento Econômico, com programação recheada de cursos de capacitação, palestras, expositores e apresentações musicais. Na última quinta-feira, 21 de julho, aconteceu o lançamento oficial do evento com uma coletiva de imprensa, realizada no gabinete do prefeito. Estiveram presentes o prefeito Hélio Campos (PSDB), vice-prefeito Celso Roberto, o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável Neilo Souza, coordenador regional do Sebrea Aristides Araújo e representante da Adesiap Rosane Souza.

Após o sucesso da semana do ano passado, a edição deste ano aumentou e cerca de 10 mil pessoas são esperadas durante os quatro dias de evento. Ao todo, são mais de 100 expositores com diversos cursos, capacitações, duas carretadas do Senac e Senai e praça de alimentação. Uma das novidades deste ano é a cobertura feita pela Rádio Estrada Real FM com um estúdio móvel de dentro do evento. Na manhã do dia 29 acontecerá a reunião da Amalpa, com presença dos prefeitos da região e representantes do Ecotres e Codap. 

O prefeito Hélio faz um resumo sobre a programação: "Durante os dias do evento teremos muito trabalho do Senac e Sebrae com cursos profissionalizantes e de formação. Durante a noite teremos sempre uma palestra magna com secretários de estado e outras personalidades. O governador Zema (Novo) pode participar, mas ainda não está com a agenda confirmada. Teremos apresentações do Minas ao Luar também, isso trará um grande público para a feira".

Segundo o secretário Neilor, o objetivo é entregar o melhor que o governo pode fazer pela sociedade e pelo empresariado local. "Paralelo a isso estamos construindo uma política de desenvolvimento econômico, integrada com outros municípios. O Hélio sempre fala que sozinhos nós vamos mais rápido mas com a parceria de várias pessoas, vamos mais longe. Queremos construir coisas consistentes, sólidas, que ficarão independente de governo, de secretário. A instituição tem que ser muito mais forte do que nós, estamos aqui de passagem e queremos deixar algo concreto".

Alcance regional

Neilor afirmou, ainda, que a feira está asusmindo características de regional. Empresários de outras cidades, como Lafaiete, entraram em contato querendo saber como participar. Segundo ele, Ouro Branco se consolida nesse setor de polo de desenvolvimento econônico.

O vice-prefeito Celso resgatou um pouco da história do município para reforçar sua força como polo regional. "Ouro Branco tem uma tradição de desenvolvimento. Ele acontece ainda na época do império quando ainda era uma freguesia do império e referência na colônia como um grande polo de desenvolvimento. Depois nós tivemos uma época de implantação de grandes projetos tanto da siderurgia, tanto da mineração que mostraram o desenvolvimento de Minas Gerais. Os inconfidentes se basearam nesse grande projeto de desenvolvimento que alavancou muitos anos a economia mineira, a siderurgia e a metalurgia. Ouro Branco vem trilhando esse caminho de desenvolvimento há muito tempo. A administração publica mais recentemente nos últimos anos tem se preocupado com esse desenvolvimento não só no que existe hoje assentado na economia forte, mas também na diversificação da economia regional. O município tem buscado e levado esse modelo de desenvolvimento a nível regional", afirma.

Novidades e lançamentos

Além de ser uma oportunidade para networking, negócios e qualificações, alguns produtos serão lançados durante o evento. "Estamos acabando de fechar a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, reestruturando a parte de indústria, polo industrial do município, polo de logística, inovação e tecnologia. Terá todo esse trabalho de licenciamento. Reestruturamos o sistema de licenciamento para facilitar a instalação de empresas mas sem perder a qualidade de vida, ou seja, de maneira sustentável. Um dos produtos que vamos lançar é o cartão de visitas de Ouro Branco", reforça Nélio. 

Durante a coletiva o prefeito recebeu o primeiro exemplar do portfólio, que contém muitas imagens e detalhamentos sobre bairros e pontos turísticos do município. Ele será apresentado para empresários, futuros moradores e investidores. 

Confira a programação completa aqui.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 24/07/2022 - 20:06


Comente esta Notícia