Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 18° Sexta, 26 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,159 Euro agora: R$ 5,495
Comunidade


Lafaiete investe na preservação de sua história

Com importantes patrimônios sendo restaurados, município garante que próximas gerações tenham acesso à cultura



 

Município recebeu prêmio do Sebrae por investir e apoiar pequenos negócios

Matriz do Jornal CORREIO há 30 anos, Conselheiro Lafaiete carrega muitas histórias para contar. Com 130 mil habitantes e 231 anos de existência, já foi palco de eventos importantes como a corrida pelo ouro e a Inconfidência Mineira. Anteriormente denominada como território de Queluz, era formada pelos municípios que hoje conhecemos como Congonhas, Itaverava e Santana dos Montes.

Polo comercial da região, recebeu em abril o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, entregue às prefeituras que implantaram projetos com foco no desenvolvimento de pequenos negócios. A classificação recebida de Governança Regional e Cooperação Intermunicipal contribuiu para o fortalecimento do setor.

Uma das novidades para este ano é a elaboração de um novo Plano Diretor, 12 anos depois. O documento está sendo feito pela Fundação João Pinheiro, uma instituição de pesquisa e ensino, com participação popular. Por meio de encontros realizados com a comunidade, as principais questões de infraestrutura, meio ambiente, saúde, educação, cultura e segurança foram levantadas e debatidas. O novo Plano Diretor está em fase de revisão.

No setor de infraestrutura, uma vitória para os animais foi acompanhada pelo Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), que é a construção de uma nova sede, que contará com estrutura mais ampla e moderna para continuar prestando um serviço de qualidade.

Mais de 30 obras estão em andamento: reformas de pontes, melhorias em quadras esportivas, construção de UBS, no bairro Cachoeira (zona Norte), até a restauração de pontos históricos. A Casa de Cultura Gabriela Mendonça está sendo restaurada desde o ano passado, com previsão de conclusão em junho deste ano. A Fonte Luminosa na Praça Tiradentes também estará de cara nova. Ela será entregue para a população em ocasião próxima ao dia das mães como uma menção à data.

Dentre os patrimônios recuperados podemos listar o Teatro Municipal, a Casa do Artesanato, a Fazenda Paraopeba, o Museu e Arquivo Antônio Perdigão e o Centro Cultural Maria Andrade de Resende. A Fonte no bairro Fonte Grande, o telhado na Casa da Remonta e o Monumento do Trabalhador são restauros em andamento. A recuperação de cada um deles contribui para que a história de Lafaiete continue sendo passada para as próximas gerações.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 14/05/2022 - 10:00


Comente esta Notícia