Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 13° Agora: 17° Sábado, 18 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,544
Comunidade


Praças adotadas revelam amor de empresas por Lafaiete

Bons exemplos enchem de cor, vida e alegria, lugares que antes apenas retratavam o abandono; saiba como aderir



Ação da Sicredi embelezou o canteiro central da avenida

Uma iniciativa surgida há 20 anos leva cor, perfume, beleza, alegria e mais saúde aos espaços públicos de Lafaiete. Criado em 2002, pela Lei Municipal nº4.467, e regulamentado em 2014, pelo Decreto Municipal nº 201, o projeto “Adote uma praça” acabou se tornando uma declaração de amor e compromisso para com a cidade, por parte das empresas que hoje se engajam nessa iniciativa. Sem o Sicred, por exemplo, o canteiro central da avenida Telésforo não teria a cor radiante da Impatiens glandulífera – ou beijo, como nos acostumamos a falar. A praça Chiquito Furtado não teria a sua sofisticação paisagística sem a Freitas Manipulação, assim como também não existiria o bicicletário às portas do clube Dom Pedro II. Iniciativa, aliás, que não beneficia só aos sócios do mantenedor do projeto, mas sim, convida toda a cidade a ter uma vida mais saudável.

A Freitas contratou um paisagista profissional para embelezar a Praça Chiquito Furtado

Diretora do Departamento Municipal do Meio Ambiente (DMMA), Paula Thamires A. C. Melillo lembra que qualquer interessado, seja ele pessoa física ou jurídica, pode cuidar de uma praça, canteiro central, largo, jardim, quadra esportiva ou rotatórias.  “É uma forma eficiente e cidadã de promover e manter reformas, manutenções e melhoria dos espaços públicos. Em contrapartida, é permitida a publicidade da empresa ou projeto específico do adotante”, detalha.

É claro que o adotante não pode usar esse espaço como bem quiser ou sair por aí fazendo inúmeras mudanças sem que haja um diálogo com a prefeitura. O processo começa com uma consulta ao DMMA, para se certificar de que o espaço ainda não foi adotado. Logo depois, o interessado abre um protocolo formal junto ao Departamento, com a descrição dos serviços a serem realizados no espaço (como paisagismo, supressão ou substituição de indivíduos arbóreos, instalação de mobiliários públicos (lixeiras, placas, bancos, etc.). Então é realizada uma vistoria no local junto com o interessado, sugerindo alterações quando necessário. Só aí é firmado um Termo de Compromisso de Adoção.

 Entre outras melhorias, Dom Pedro construiu um bicicletário no espaço adotado

Atualmente, há cinco termos de compromisso vigentes: canteiro da avenida Telésforo Cândido de Rezende (Freitas Manipu­la­ção), Gruta da Santinha – Alame­da 2 de Novembro (Clínica Blanc Odon­tologia Estética Ltda.), canteiro Avenida Telésforo Cândido de Rezende  (Cooperativa  de Cré­di­to  Sicred), praça na rua Edir An­tô­nio Vieira de Rezende, bairro Novo Horizonte (empresa Garden São Paulo) e praça Santinha, no Carijós (Panda Empreendimentos Imobiliários).

“Cabe ao adotante apresentar uma descrição e/ou projeto de todas as ações que serão realizadas no local, assinar o Termo de compromisso de adoção e realizar a manutenção durante o período vigente do Termo. Então, ele passa a ter a oportunidade de realizar publicidade de seus serviços/ projetos e, muitas vezes, propiciar um ambiente bonito, agradável e ambientalmente correto próximo a sua empresa ou bairro”, frisa.

Além do paisagismo, praça adotada pela Vero recebeu iluminação e um academia ao ar livre

Serviço

Departamento de Meio Ambiente

Telefone: (31) 99239-5538

Endereço: Horácio de Queirós, 26, Centro, Lafaiete




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 03/04/2022 - 13:44


Comente esta Notícia