Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 19° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Região


Santana dos Montes, lugar para os amantes das trilhas e cavalgadas

Envolvida por um relevo de morros, município conta com cachoeira e degustação de cerveja e vinhos



 

Com quase quatro mil habitantes e localizada a apenas 42km de Lafaiete, encontra-se Santana dos Montes. O pacato município já começa a cativar os visitantes desde a estrada principal de acesso, com belas paisagens rurais e muitos hotéis-fazendas com as panelas no fogão a lenha. A origem do nome vem da fé à Senhora de Santana, padroeira local, e ao relevo com muitos morros no entorno da região.

Inserida no Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, a cidade oferece diversos casarões e fazendas tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), além de trilhas, cachoeiras e inúmeras opções de entretenimento para os amantes da natureza.

A cachoeira do Santinho, por exemplo, localizada a três km do centro é um dos destinos mais populares para os banhistas. Diversas quedas d’água formam um lago que possibilita o banho em águas naturais. Ao seu redor, é possível observar as ruínas de uma usina hidrelétrica que utilizava a cachoeira para funcionar.

Dentre os pontos turísticos imperdíveis, destacam-se a igreja Matriz de Santana dos Montes, construída em 1749, possui imagens sacras dos séculos XVIII e XIX e pinturas de Francisco Xavier Carneiro, aluno de Mestre Ataíde. Está localizada na praça da Matriz, cercada por casas e banquinhos, onde a população se reúne para colocar o papo em dia.

O Museu Latino-Americano de Tecnologia Rural conta com um acervo de mais de 250 objetos relacionados ao trabalho rural, que vão desde carroças, peças de moinhos, do século XIX e início do século XX. Esse acervo vem de diversos países como Bolívia, Honduras e El Salvador.

Apreciadores de cerveja e vinhos também encontram em Santana dos Montes uma opção de lazer. É possível agendar um tour pela fábrica da Cervejaria Loba e conhecer o processo de fabricação da bebida. A vinícola da Fazenda Guarará abre suas portas para os curiosos passearem pelas plantações e degustarem vinhos na adega.

Um dos pontos fortes da região é a hospedagem em hotéis-fazendas, que são casarões coloniais adaptados para o público. Hotel Fazenda Fonte Limpa, Hotel Fazenda Santa Marina e Chalés dos Montes são apenas alguns exemplos de opções, inseridos em meio à natureza. Muitos oferecem passeios a cavalo, trilhas, piscinas e hidromassagens. Tudo isso desfrutando do que Minas Gerais oferece de melhor: a culinária.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 22/10/2021 - 19:16


Comente esta Notícia