Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 13° Agora: 14° Domingo, 19 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,544
Cultura


Lafaiete ganha o Museu das Profissões

Mais de 2 mil peças estão expostas em um espaço aberto à visitação gratuita; vale a pena conhecer



Cada peça foi selecionada pelo idealizador do Museu das Profissões, Paulinho Demolidor

Toda a beleza de um tempo em que as coisas eram criadas de forma artesanal, por mãos hábeis e mentes criativas, está presente no Museu das Profissões. O novo espaço aberto pelo artista plástico Paulinho Demolidor abriga um acervo com mais de 2 mil itens, de várias épocas, que nos proporcionam uma verdadeira viagem ao tempo.  “Com essas peças, contamos a história dos trabalhadores antigos, que produziam outras peças, abriam estradas, construíam a história do país – e tudo de forma manual, com instrumentos simples, e alguns um pouco mais complexos, mas ainda assim, manuais”, comenta o artista.

Conforme destaca o idealizador, a ideia do Museu das Profissões surgiu ainda em sua infância, acalentada pelo fascínio exercido pelas ferramentas de trabalho. Mas foi na década de 90 que Demolidor começou a coletar algumas ferramentas antigas para negociar ou mesmo usar em seu trabalho. Esse acervo foi criando corpo e se intensificou em 2013, com a criação do Espaço Paulinho Demolidor. “Quando vi que quantidade de itens já tinha ultrapassado a ideia inicial, decidi parar de vender e guardar”, disse.

Quem empresta seu nome ao museu é o pai de Paulinho, Zé Afonso.  “Lá é possível encontrar ferramentas que eram utilizadas pelos mais variados profissionais, como os da marcenaria, carpintaria, pedreiro, ferroviário, entre outros. O acervo foi crescendo e, desde então, cada novo item raro que encontro engrandece essa história, que quero dividir com as gerações do hoje, do ontem e do amanhã”, explica.

Entre as ferramentas de trabalho há um estetoscópio, que na opinião do artista, ‘destaca-se no meio de tantas ferramentas de trabalho ao exigir mais força e lembrar a pluralidade do Museu das Profissões’. “Esse é um objeto que também uso quando estou reformando um móvel antigo, para conferir se ainda tem cupins na madeira”, revela.

Como conhecer

É possível visitar o Museu das Profissões Zé Afonso de segunda a sábado, das 8h às 18h. O acesso é gratuito, mas exige o cumprimento dos protocolos de prevenção à covid-19, como o uso de máscara e higienização das mãos. Contribuições voluntárias e doações de peças para o acervo são aceitas. “O Museu das Profissões é o maior acervo de peças de trabalho antigas da região e o meu desejo é que seja devidamente reconhecido pela cidade e pelo poder público. É um espaço que resgata a história das antigas profissões que constroem a realidade atual.  Por isso, gostaríamos de convidar também o poder público municipal a conhecê-lo, para que exista maior diálogo e apoio entre as partes, finaliza.

Museu das Profissões Zé Afonso

Endereço: Espaço Paulinho Demolidor – br 482, bairro Gigante, n° 1458

Telefone: (31) 99127-3933

Instagram: @paulinho.demolidor

Facebook: Paulinho Demolidor

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h.

 





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Clara Maria, no dia 19/10/2021 - 11:29


Comente esta Notícia