Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 16° Agora: 30° Terça, 30 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,176 Euro agora: R$ 5,528
Comunidade


 Papo seguro: A importância do uso correto dos EPi’s e a segurança no trabalho



Imagem: Freepik

 

Rodrigo Pereira Chaves
Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI


VOCÊ SABE O QUE É UM EPI E SUA IMPORTÂNCIA?

Os Equipamentos de Proteção Individual foram desenvolvidos para atender à necessidade de proteção do ser humano nas diversas atividades diárias, seja no trabalho ou até mesmo em uma tarefa cotidiana.

Por muito tempo, e equivocadamente, grande parte da população achava que os EPI’S só deveriam ser utilizados e exigidos em grandes empresas, onde o fator de risco de acidentes era muito alto e um acidente de trabalho não tinha a atenção devida. Felizmente essa ideia vem sendo superada e os equipamentos de proteção vêm ganhando cada vez mais importância em nosso dia a dia e trabalhadores e cidadãos em geral estão cada vez mais conscientes que adquiridos e utilizados adequadamente os equipamentos nos protegem de inúmeras lesões e doenças. Um ótimo e atual exemplo é a confiabilidade e segurança das máscaras PFF2 na proteção contra a Covid-19.


Um outro fator muito favorável na atual geração dos equipamentos de segurança é o conforto e a estética. O que em tempos passados era apenas uma botina pesada e que muitas vezes difícil de utilizar, hoje existe um estudo ergonômico e visual a fim de levar conforto e bem estar ao usuário, com uma infinidade de calçados de segurança para atividades funcionais e até mesmo para lazer. Óculos de proteção são projetados com estilo e contam com proteção UV e tratamentos específicos nas lentes. Luvas são fabricadas visando todos os tipos de usuários e a proteção específica para cada atividade, desde tarefas domésticas até atividades com alto risco de corte, abrasão, temperatura, etc. Uma enorme variedade de produtos é produzida a fim de oferecer a devida proteção ao trabalhador que precisa e deseja se proteger.


Porém, para que isso ocorra de forma eficaz, o equipamento precisa ser adequado ao ris­co e/ou aos produtos que o indivíduo ficará exposto. O primeiro passo a ser seguido é a identificação do risco ou da ati­vidade a ser executada, o que é feito normalmente por um técnico ou engenheiro de se­gurança. Feito isso, podemos se­lecionar os equipamentos, com base nas especificações fornecidas pelo fabricante e acompanhar sua funcionalidade e adaptação no caso concreto, uma vez que existem várias opções disponíveis no mercado com qualidade e preços variados.

 

A Protege EPI conta com um time capaz de te ajudar nessa escolha
Além da loja física, contamos com consultoria na área de segurança do trabalho, onde realizamos elaboração de documentos relacionados à segurança do trabalho, projetos de combate à incêndio, visitas técnicas, entre outros serviços.
Faça-nos uma visita.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por VICTOR HUGO DO CARMO ROCHA, no dia 08/10/2021 - 14:34


Comente esta Notícia