Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 19° Sexta, 26 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Comunidade


Covid-19: Barbacena recebeu quase 25 mil doses a mais que CL



 

A primeira reunião da Câmara Municipal de Lafaiete do segundo semestre, realizada na terça-feira, dia 3 de agosto, trouxe à tona, novamente, um tema já bastante discutido por este Jornal CORREIO.  Trata-se da dependência da área da saúde entre Lafaiete e Barbacena e suas consequências danosas para a nossa população. A cidade das rosas é sede da regional da secretaria estadual de Saúde, assim como da Polícia Militar, Bombeiros, INSS, Samu, entre outros, e isso significa que as decisões são tomadas lá e Lafaiete é subordinada e depende dessas reuniões. A área da educação também era dependente de Barbacena e isso só foi resolvido com a chegada da Superintendência Regional de Ensino (SRE), no fim dos anos 80.

O fato voltou a ser discutido em razão do número de vacinas contra a Covid-19 distribuído para as cidades que pertencem à regional Centro Sul, da qual Barbacena é a sede e, portanto, tem o poder de decidir para onde, quando e quantas doses enviará para os outros municípios. Chamou a atenção, entretanto, nesta semana, a quantidade de insumos enviados para Lafaiete, que tem quase a mesma população de Barbacena, e da cidade sede da saúde estadual. Foram até agora para BC, pasmem, 111 mil e 65 doses, enquanto Conselheiro Lafaiete recebeu apenas 86 mil e 136 doses, numa diferença de 24 mil e 929 doses. Ou seja, é absurda a diferença para cidades do mesmo tamanho e com populações tão próximas.

Barbacena, segundo a última estimativa, tem 138.204 pessoas, enquanto Lafaiete tem 129.606 pessoas, numa diferença de apenas de 8 mil, 598 pessoas. Portanto, é absurda a diferença de vacinas recebidas por nossa vizinha, se levarmos em consideração o tamanho e o número de habitantes. Por que isso, afinal de contas? É por causa da representação política e da força de Barbacena no cenário estadual e nacional. Precisamos mudar esse quadro e este jornal CORREIO bate nessa tecla há anos. A hora de mudar esse quadro está chegando e já tem data e dia: o pleito eleitoral de 2022, quando teremos a oportunidade de eleger um deputado federal com residência fixa na cidade e dois estaduais, também morando aqui.

Temos condições plenas de eleger dois parlamentares para a assembleia de Minas e um para a Câmara dos Deputados, em Brasília. Há votos suficientes para transformar isso em realidade e, assim, fazer frente e peitar as decisões tomadas por Barbacena em detrimento de nossa população.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 15/08/2021 - 18:33


Comente esta Notícia