Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 14° Agora: 19° Sábado, 04 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,072 Euro agora: R$ 5,453
Comunidade


Professora lafaietense é escolhida para participar do Habitat Marte, projeto que simula experiências em solo marciano




A professora Aline Kessi de Paiva Fonseca, do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Doriol Beato, foi selecionada para participar da Missão 73 da estação espacial análoga Habitat Marte em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Com o objetivo de simular experiências vividas em uma estação espacial em solo marciano, as atividades serão conduzidas pelo professor do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Júlio Rezende, entre os dias 7 e 21 de junho.

Com a pandemia de covid-19, a Habitat Marte desenvolveu uma metodologia para adaptar as missões em formato virtual. Serão dez encontros para que os participantes possam experienciar como é ser astronauta e desenvolver atividades nas instalações que simulam uma estação em Marte. Assim, eles poderão ocupar diferentes funções, como chefes, pesquisadores, engenheiros e outras, em sete estruturas, sendo estação principal e centros de saúde, de engenharia, de lançamento, de saneamento e de energia.

O propósito é buscar autosustentabilidade pela geração da própria energia, reciclagem de resíduos e produção do próprio alimento. Nessa modalidade on-line, já foram realizadas, até agora, mais de 30 missões, com 200 participantes de 28 países.

Projeto

A estação análoga Habitat Marte foi criada no meio da caatinga nordestina, na zona rural de Caiçara do Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, resultado da investigação de pós-doutorado de Júlio, que contou com financiamento da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com o comprometimento de desenvolver tecnologias sociais, como forno solar, cisternas, aquaponia, filtros de água e estufas, o desafio é fazer com que o local seja um núcleo de pesquisas que possam ser aplicadas tanto no espaço quanto em regiões áridas e semiáridas ou outras regiões ameaçadas pela escassez hídrica e seca.

O vídeo abaixo, feito pela Capes, explica com detalhes como funcionam as missões.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mauricio João Vieira Filho, no dia 09/06/2021 - 16:31


Comente esta Notícia