Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 21° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Cultura


Minas é escolhida como um dos 10 lugares mais acolhedores do mundo



 

Se você já se deu ao prazer de viajar por Minas Gerais, deve ter tido a impressão de estar em um dos lugares mais acolhedores do mundo. Seja em um café colonial em uma bela pousada, na recepção de um grande hotel 5 estrelas ou mesmo na sala de estar de uma ocupação mais modesta, é difícil não provar essa sensação de acolhimento. A diferença é que, agora, oficialmente, não se trata mais de uma impressão: Minas Gerais foi eleita uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo.

A hospitalidade do destino brasileiro foi reconhecida por viajantes em avaliações feitas na plataforma de viagens Booking.com, após estadia em acomodações no estado. Única representante brasileiro no prêmio Traveller Review Awards 2021, Minas Gerais completou 300 anos no dia 2 de dezembro e é reconhecida por sua história, cultura e culinária marcantes, além de suas belezas naturais.

Confira a lista das regiões mais acolhedoras do mundo, segundo o Booking.com:

No topo do ranking está o Condado de Taitung, em Taiwan. O território, na costa oriental da ilha Formosa, tem 231 quilômetros de paisagens litorâneas e uma população de cerca de 230 mil habitantes. Na lista aparecem lugares tão inóspitos quanto aconchegantes, localizados na Ásia, na Europa, na Oceania e na América, mas é a primeira vez que um território brasileiro figura nesse top 10.

1. Taitung Country (Taiwan)
2. Prešovský kraj (Eslováquia)
3. Oberösterreich (Austria)
4. Tasmânia (Austrália)
5. Canterbury (Nova Zelândia)
6. Nova Scotia (Canadá)
7. Chubut (Argentina)
8. O'Higgins (Chile)
9. Iowa (Estados Unidos)
10. Minas Gerais (Brasil)

Tesouros das Gerais

Minas Gerais é dona do maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade declarados no Brasil pela Unesco. São exemplos o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas, com as esculturas dos Profetas, de Aleijadinho, e a cidade de Ouro Preto. Possui também o teatro mais antigo em atividade das Américas: a Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto. Sua história é repleta de características marcantes da religião, com inúmeras igrejas e capelas.

Também não faltam belezas naturais, como a 3ª maior cachoeira do Brasil (a do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro), três dos cinco maiores picos do país (como o da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó) e o 3º maior complexo de lagoas do Brasil, dentro do Parque Estadual do Rio Doce. Em 2019, a diversidade culinária mineira rendeu à capital do estado, Belo Horizonte, o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco.

Culturalmente, BH também é destaque como detentora do maior complexo cultural do Brasil: o Circuito da Liberdade, que concentra 15 espaços entre museus, centros de cultura e de formação. Por fim, em Minas Gerais está o maior museu a céu aberto do mundo (Inhotim) na cidade de Brumadinho.

Descubra algumas cidades turísticas na nossa região

Santana dos Montes: composta por imponentes fazendas, casarões coloniais e atrativos naturais. Principais atrativos: cachoeiras do Caatinga e do Encruzo, Centro Histórico, igreja Matriz de Santana, Loja de Artesãos e Projeto do Artesanato com Capim Vetiver e Fazendas Históricas abertas, mediante agendamento.

Congonhas: tornou-se freguesia em 1734 com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Congonhas. Principais atrativos: Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos; capela de Nossa Senhora da Ajuda; capela de Nossa Senhora da Soledade; capelas dos Passos; igreja de Nossa Senhora do Rosário; igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; igreja Matriz de São José; Museu da Imagem e Memória de Congonhas; Museu de Congonhas; Os Profetas; Parque das cachoeiras; Romaria e Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Itaverava: a cidade também é conhecida por possuir a maior fábrica de alambiques da América Latina. Principais atrativos: igreja Matriz de Santo Antônio, Sobrado do Padre Taborda e Moinho da cachoeira da Água Limpa.

Conselheiro Lafaiete: é uma das cidades mais antigas e mais importantes de Minas Gerais. Principais atrativos: Basílica Sagrado Coração de Jesus, Matriz Nossa Senhora da Conceição, Praça do Cristo, Mercado do Produtor Rural, Parque de Exposições, Solar do Barão de Suassuhy, Museu Antônio Perdigão.

Senhora de Oliveira: seu encanto está nos prédios históricos. Principais atrativos: igreja Sagrado Coração de Jesus, Matriz Nossa Senhora de Oliveira, a capela de São Geraldo, a Casa da Cultura e várias fazendas e casarões centenários.

Ouro Branco: é uma das mais antigas povoações de Minas Gerais. Principais atrativos: cachoeira da Farofa; cachoeira de Itatiaia; capela Nossa Senhora Mãe dos Homens; distrito de Itatiaia; Estrada Real; fazenda Carreiras; fazenda Pé do Morro; igreja Matriz de Santo Antônio; Monumento Natural Estadual do Itatiaia; Parque Estadual da Serra do Ouro Branco e Serra do Ouro Branco.

Belo Vale: Fundada pela bandeira de Fernão Dias Pães Leme ainda no ano de 1672, Belo Vale é um dos primeiros arraiais do estado de Minas Gerais. Principais atrativos: Museu do Escravo, igreja de Santana, igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, casarão dos Araújo, Conjunto Ferroviário, cachoeira do Mascate, cachoeira da Boa Esperança.





Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Fernando Baeta, no dia 09/02/2021 - 18:37


Comente esta Notícia