Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 13° Agora: 17° Domingo, 19 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,103 Euro agora: R$ 5,534
Cuide bem do seu Pet


Gravidez psicológica: como esse problema afeta sua pet



 

Muito comum na clínica veterinária, mas que certamente causa muito estresse para as cadelas, a gravidez psicológica ou pseudociese acomete as que não são castradas. Durante esse processo de alteração hormonal, a fêmea apresenta os sintomas gestacionais, sem, contudo, ter ocorrido cruzamento ou qualquer tipo de fecundação.

Os tutores irão perceber os primeiros sinais depois de 50 a 60 dias após o cio da cadela. Esses, que por sinal, duram cerca de duas semanas. É importante explicar que a pseudociese é resultado de um desequilíbrio hormonal causado pelo excesso de progesterona, em que a cadela simula a gestação, apresentando não somente alterações fisiológicas, mas também psicológicas.

Por isso, as cadelas podem apresentar inchaço do abdômen e das glândulas mamárias, lactação, aumento de uivos, alterações de humor, falta de apetite, agressividade, afetividade com certos brinquedos (reunindo-os como se fossem filhotes), desejo de criar o ninho e até mesmo quadros de depressão.

A gravidez psicológica dificilmente representará riscos graves à saúde do animal. Vale ressaltar que a gravidez psicológica ou pseudociese não é uma doença, sendo fisiológica em cadelas. Contudo quadros repetitivos desse problema podem gerar, além do desconforto ao animal e aos tutores, algumas complicações, como as mastites (inflamação nas mamas), a piometra (infecção do útero) e a endometriose cística.

O tutor deve agir rapidamente assim que identificar os sintomas. Não é prudente que a cadela permaneça nessa condição por longo período, pois a afeta física e mentalmente. Além disso, a melhor forma de prevenir uma possível gravidez psicológica é a castração da sua pet.

Para finalizar, não existe um tratamento exclusivo para a gravidez psicológica, por isso é muito importante levar o animal para uma consulta com o médico veterinário para que ele analise o caso e os procedimentos que deverão ser realizados.

A gravidez psicológica dificilmente representará riscos graves à saúde da fêmea, mas precisa ser acompanhada por um veterinário



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 09/06/2023

Hospital Veterinário São Francisco
Jean


Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.

Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br



Comente esta Coluna

Av. Telésforo Cândido de Resende, 881, sala 501 - Conselheiro Lafaiete - MG - CEP 36.400-056 | (31)3763-5987