Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 18° Sexta, 19 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Direito no Alvo


Casa dos Conselhos de Conselheiro Lafaiete, "João Teixeira da Silva Filho"



 

Os conselhos são órgãos colegiados, permanentes e deliberativos, responsáveis pela for­mulação, fiscalização, promoção e defesa das políticas públicas. Nesse contexto, os Con­selhos Municipais ocupam um papel muito importante na busca pela realização de políticas públicas.

Sendo assim, conhecer, acompanhar e participar dos Conselhos Municipais são atitudes que podem mudar a realidade social de muitas pessoas e de situações que demandam atenção.

Quando a sociedade civil ocupa os conselhos, descobre que se a merenda escolar não está boa é possível recorrer ao Conselho de Alimentação Es­co­lar (CAE). Percebe que se existe uma violação do meio ambiente, é possível recorrer ao Con­selho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Am­biente (CODEMA). Que se existe interesse em con­tribuir com as políticas culturais, temos o Con­selho Deliberativo de Políticas Públicas para a Cultural (CDPC). E ainda existem o Conselho de Saúde, Edu­cação, Segurança Alimentar e Nu­tri­cional, Economia Solidária, dentre inúmeros outros.
Espaços institucionalizados da construção, debate e monitoramento de políticas públicas setoriais, todos esperando por nossa participação, nossos sonhos, nossas ideias.

O aperfeiçoamento dos conselhos passa pela garantia de sua autonomia administrativa e fi­nan­ceira, pela efetiva participação da sociedade civil em sua gestão, e por sua ocupação sistemática por parte da população a fim de assegurar a sua descentralização, o amplo conhecimento de suas funções e objetivos, além de sua intervenção eficaz.

Em Conselheiro Lafaiete, por exemplo, existe um espaço destinado especificamente para abrigar todos os Conselhos Municipais, viabilizando suporte técnico e administrativo. A Casa dos Conselhos de Conselheiro La­faiete, "João Teixeira da Silva Filho", pertence a Secretaria Municipal de Desen­vol­vi­mento Social e atualmente abriga os seguintes Conselhos Municipais: Conselho Mu­ni­cipal de Assistência Social; Conselho Mu­ni­ci­pal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Municipal do Idoso; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Conselho Municipal de Habitação; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência; Con­se­lho Municipal da Juventude; Conselho Mu­ni­cipal de Segurança Alimentar e Nu­tri­cio­nal; Conselho Municipal de Direitos Hu­ma­nos; Conselho Municipal Antidrogas; Con­se­lho Municipal de Emprego, Trabalho e Ren­da; Conselho Municipal de Saúde; Conselho Municipal de Educação; Conselho Municipal do FUNDEB; Conselho Municipal de Ali­men­tação Escolar; Conselho Municipal de Segurança Pública; Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano; Conselho Mu­ni­ci­pal de Promoção de Igualdade Racial; Con­se­lho Municipal de Saneamento Básico; Con­selho Municipal de Transporte e Trânsito; Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente; Conselho Municipal de Turismo; Conselho Municipal Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural; Conselho Municipal Deliberativo de Políticas Públicas para a Cultura.

A Casa dos Conselhos funciona de segunda-feira a sexta-feira, 08:00h às 16:00h.
Para saber mais sobre os Conselhos Municipais de Conselheiro Lafaiete: (31) 99239-6118.

Hermann José Junqueira
Professor da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) e Presidente da FUMES

Laura Denise Oliveira
Aluna da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL)

Josyane Silva
Coordenadora da Casa dos Conselhos "João Teixeira da Silva Filho" e Servidora Pública Municipal



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Direito no Alvo, no dia 19/07/2022

Direito no Alvo


Artigos desenvolvidos pelos professores da FDCL. Os textos debatem assuntos da atualidade e que envolvem o mundo jurídico.



Comente esta Coluna