Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 14° Sábado, 20 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,203 Euro agora: R$ 5,536
Papo Seguro


A importância da Segurança do Trabalho no dia a dia



 

Quando falamos em “Segurança do Trabalho”, muitas pessoas associam ao trabalho em grandes empresas e em atividades onde o perigo está bem visível. Na verdade, essa visão sobre a Segurança do Trabalho, precisa ser mais ampla e levada muito mais a sério, porque as consequências de menosprezar ou avaliar superficialmente determinada atividade, pode trazer surpresas nada agradáveis. Isso não se aplica somente às atividades em grandes empresas, como falei acima, mas também nas atividades corriqueiras em nosso dia a dia, pequenos reparos em casa, etc. 

Como a vivência e o olhar mais voltado para essa questão e a Segurança mais valorizada, tornamos o ambiente a nossa volta muito mais seguro para nós e também para todos que nos rodeiam. Os riscos e perigos existem e estão, muitas das vezes, onde menos esperamos. Atividades de limpeza, trabalhos em escritórios, carga e descarga de materiais, manuseio e armazenagem de produtos químicos, improviso na utilização de ferramentas são alguns exemplos. Também existem algumas frases que nós da área de Segurança do Trabalho ouvimos muito, “SEMPRE FIZ DESSA FORMA E NUNCA ACONTECEU NADA”, “É RAPIDINHO”, e por aí vai. Essas frases nos mostram que a cultura da segurança do trabalho precisa ser implantada e/ou melhor divulgada no ambiente para que ele se torne seguro e agradável para todos.

A negligência ou o excesso de confiança são armadilhas que estão sempre a nossa volta e só depende de nós desarmar essa armadilha. Toda e qualquer atividade a ser realizada deve ser analisada e planejada, identificar os riscos a que ficaremos expostos, avaliar as medidas de controle, os equipamentos de proteção necessários e ferramentas ou recursos que iremos precisar para efetuar a atividade com segurança. Essa visão segura acontece à medida que vamos praticando e voltando nossa atenção para o que vamos fazer e os riscos que tal atividade oferece. Precisamos estar sempre atentos para evitar situações de acidentes, seja no trabalho, em casa, no trânsito e até mesmo no lazer. A segurança está em nossas mãos.

Continua na próxima edição.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Papo Seguro, no dia 09/12/2021

Rodrigo Pereira Chaves


Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI

Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete

Telefone: (31) 3762-1898

E-mail: protegeepei@protegeepi.com

Instagram: protegeepilafaiete

Facebook: @protegeequipamentos



Comente esta Coluna