Cultura


Mensageiro e porta-voz da cidade, Jornal CORREIO chega aos 25 anos com sua essência inabalável



Em 17 de junho de 1991 surgia em Conselheiro Lafaiete aquele que seria considerado, 25 anos depois, o meio de comunicação mais importante e influente da região do Alto Paraopeba. Desde então, seu foco passou a ser a pluralidade de ideias, a liberdade de expressão, a defesa intransigente dos interesses de Lafaiete e cidades vizinhas, a prestação de serviços e o estímulo incansável à justiça social e à cidadania. Sua essência acabou provocando a ira de muitos setores da comunidade, acostumados, naquela época, a vivenciar e a participar de meios de comunicação parciais e, sobretudo, partidários.

O Jornal CORREIO chegou ao longínquo ano de 1991 disposto a mudar posturas, estimular a consciência crítica, o debate de ideias, a livre manifestação do pensamento e a proposta ousada de transformar a cidade. Nesse período, à custa de muito sacrifício, sofrimento, perdas irreparáveis e trabalho, conseguiu mostrar para a população que era possível praticar um jornalismo de qualidade sem abrir mão de sua essência e de seu compromisso com o leitor. Os anos se passaram e o Jornal CORREIO chega em 2016 atravessando um momento em que o jornalismo vive um verdadeiro paradoxo. Nunca se leu e nem se divulgou tanta notícia ao mesmo tempo.

Ao longo dos últimos anos, com o advento das redes sociais, muitos veículos de comunicação surgiram e sumiram do mapa, entre eles sites de notícias, e outros, na velocidade das informações em tempo real. Por isso, e por muito mais, é que periódicos como o Jornal CORREIO caminham firmes e altaneiros em busca de mais espaço, apesar das inúmeras dificuldades da atualidade. A receita de sucesso do nosso semanário continua sendo o conteúdo de qualidade, exclusivo, que não se lê, ouve, e nem se vê em lugar nenhum na cidade, exceto em nossas páginas impressas ou em nossas plataformas digitais, independência editorial e uma capacidade única de se reinventar.

Outra vocação de nosso periódico, que merece aplauso e mantém-se também inabalável, é a defesa intransigente dos interesses de nossa cidade e a de ser o porta-voz e provocador do debate na sociedade. São inúmeros projetos, colunas e trabalhos criados para valorizar a nossa querida Lafaiete, região e suas manifestações culturais. O Jornal CORREIO foi além de seu tempo e deu voz a quem, por exemplo, não tinha expectativa de vida nenhuma e já havia  tentado todos os meios possíveis para resolver sua demanda. Assumiu o papel de defensor dos fracos e oprimidos. Em suas páginas foram criadas colunas e espaços que são sucesso e transmitem confiança aos leitores até os dias de hoje.

 Para ilustrar, podemos citar a festejada coluna "Qual é a sua denúncia", e os quadros " Faça a sua parte" e " Você pode ajudar", além de nossos CLASSIFICADOS gratuitos.  Ao mesmo tempo em que criamos espaços para as crianças, através de nossos canais interativos, como o CORREIOZINHO, estimulamos o Jornal na Escola e a participação efetiva de nossos leitores, num tempo em que há fartura de informações, embora parciais e geralmente de péssima qualidade.

Nosso desafio hoje é manter a qualidade de nossa produção jornalística, ampliar o número de leitores, assinantes e anunciantes, inovando sempre com um conteúdo profissional, exclusivo e confiável. A crise terrível faz sangrar os nossos pilares econômicos e as redes sociais impõem uma concorrência brutal; no entanto, continuamos firmes no propósito de oferecer aos nossos milhares de leitores informação de qualidade. Essa é a nossa essência desde 17 de junho de 1991.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Rafaela Melo, no dia 17/06/2016


Comente esta Notícia