Comunidade


Fasar oferece ações comunitárias na 23ª Ação Global Nacional



A Faculdade Santa Rita ? Fasar  participou, no fim do mês de maio, da 23ª Ação Global Nacional. O evento promove um mutirão de serviços em prol da cidadania em todo o país. Em Minas Gerais, as atividades ocorreram no município de Mariana e foram realizadas pelo Sesi e Globo Minas, com o apoio da Fasar.

Nessa edição, a campanha de divulgação da Ação Global relacionou ações de cidadania e saúde a conquistas olímpicas. Dessa forma, uma balança pode ser encarada como um pódio, o primeiro RG como uma medalha de ouro, e a inclusão de caminhadas na rotina, à realização de uma maratona. Teve como objetivo mostrar como a Ação Global também promove mudanças para a vida inteira, assim como os Jogos Olímpicos transformam, inspiram e incentivam atletas e pessoas.

Alunos e professores dos cursos da área da Saúde da Fasar (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Nutrição) estiveram presentes na campanha para oferecer serviços sociais como informações e orientações nutricionais, orientações sobre preparação de repelente caseiro para combate ao mosquito Aedes aegypti, orientações sobre a forma correta de descarte de medicamentos, teste ABO (tipagem sanguínea), aferição de pressão arterial, testes antropométricos e de flexibilidade, orientações sobre envelhecimento saudável, planejamento familiar e prevenção do câncer de colo de útero e mama. Além disso, a equipe da Fasar abordou temas sobre alcoolismo, tabagismo, diabetes e hipertensão arterial, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids e HIV), dentre outros serviços.

A doméstica Solange de Oliveira esteve no evento com seus dois filhos, Beatriz (4) e Natália (6). Enquanto elas se divertiram com pintura facial, oferecida pelo curso de Nutrição da Fasar, Solange aferiu a pressão com a equipe de Enfermagem e recebeu orientações sobre alimentação saudável. "Também ganhei mudas de manjericão e de cebolinha para plantar no quintal de casa. A programação da Ação Global é repleta de opções para toda a família!", completa Solange.

A acadêmica do 3º período do curso de Biomedicina da Fasar, Ana Paula Martins, conta sobre a atividade que sua equipe desenvolveu. "Muita gente não sabe qual seu tipo de sangue. Nós orientamos os participantes e realizamos testes sorológicos para identificar o tipo sanguíneo e o fator Rh. Esse conhecimento é decisivo em casos de doação sanguínea e atendimentos de urgência e emergência", explica Ana Paula.

O projeto Ação Global acontece anualmente, em um único dia, em todo o Brasil, oferecendo serviços gratuitos para a população. A Faculdade Santa Rita é parceira do evento desde 2015. Confira alguns momentos da 23ª edição da Ação Global Nacional em Mariana.














Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Rafaela Melo, no dia 02/06/2016


Comente esta Notícia