Cultura

MPR lança Corda Sobre o Abismo em Lisboa

 O talento e a literatura lafaietenses já têm seu lugar em um dos berços culturais da Europa.  A terra de Camões, Eça de Queirós, Almeida Garré, Gil Vicente e Saramago foi palco do lança-mento do aclamado romance ?Corda Sobre o Abismo - O Elogio da Desesperança?, do filósofo e escritor Marcelo Pereira Rodrigues (MPR). O evento foi realizado na segunda-feira, 12 de outubro, na charmosa Livraria Desassossego, na rua São Bento - local em frente a uma das casas onde morou o poeta Fernando Pessoa. MPR trabalhou na promoção e divulgação do seu livro e, em um dos lugares de trabalho, presenciou de perto a história: a livraria Bertrand, a mais antiga da Europa (1732), e que é uma das livrarias onde se encontra o livro de Marcelo, editado na Europa pela Editora Chiado.

?Corda Sobre o Abismo? teve sua primeira edição lançada no Brasil em 2013. O livro surpreendeu pelas vendas e pela turnê literária do autor, que viajou bastante para promovê-lo. Um ano depois, MPR vendeu os direitos autorais e assinou um contrato para uma edição portuguesa, abrangendo também os países da África que falam português, como Angola, Moçambique e Cabo Verde. O livro foi vertido para o português de Portugal e MPR começou a amealhar as primeiras leituras e os primeiros leitores na Terrinha, o que muito o envaideceu. O lançamento em Lisboa veio atender a essa expectativa para os leitores verem de perto o talento do nosso escritor brasileiro. Atualmente, com uma estrutura toda profissional para gerir sua carreira, Marcelo pode se dar ao luxo de apenas escrever, sem se preocupar mais com as dificuldades para promover sozinho a própria obra. Feliz com essa conquista europeia a partir de Portugal, o autor espera a tradução de ?Corda Sobre o Abismo? para o francês.

Enquanto isso não acontece, o autor segue ministrando cafés filosóficos, como o ocorrido em outubro na sua casa, em Belo Horizonte. Quem perdeu a oportunidade de bater um papo com o autor e conhecer melhor o seu trabalho pode acessar esse conteúdo na internet. Recentemente, MPR foi o entrevistado do programa ?Iluminuras?, da TV Justiça, em Brasília (DF). A entrevista pode ser acessada por meio do link https://www.youtube. com/watch?v=7vMiFB5rf1A. Também foi o entrevistado especial do site ?Divulga escritor?, onde revisita a sua carreira vitoriosa de 15

anos. O conteúdo está disponível no link http://www.divulgaescritor.com/products/ marcelo-pereira-rodrigues-entrevistado/

 

Encerramento da turnê no Brasil

Um café filosófico mais o relançamento de ?Corda Sobre o Abismo? tiveram seu lugar na Livraria Leitura do BH Shopping. O evento, realizado na sexta-feira, 30 de outubro, foi mais uma oportunidade para bater um papo e conhecer a obra de Marcelo, autor de dez livros, entremeados com romances e crônicas e que vive a expectativa do lançamento de ?Perfume de Mulher?.

Em sua rede social, o filósofo e escritor falou da felicidade por encerrar um ciclo e se prepara para o anúncio de sua nova obra: ?Hoje realmente não conseguirei dormir. Obrigado a todos os meus leitores. Obrigado à Editora Chiado (por acreditar no meu trabalho). Obrigado à Livraria Leitura do BH Shopping. Resumindo, o meu muito obrigado a todos. Vejo as coisas de forma piramidal: por vezes, só enxergamos o topo. O.k. Estou na vertical agora. Mas minha carreira possui base muito sólida, de leitores que acompanham os meus livros, muitos deles desde o ?Muito Humano Demais??, afirma.

Feliz com o momento, MPR fez efusivos agradecimentos aos que partilham com ele o momento vivido: ?Obrigado à minha equipe de trabalho do Jornal Cultural ?Conhece-te a ti mesmo' (cronistas, diagramadora, meninos da entrega, leitores, anunciantes, enfim, a todos vocês) por entenderem bem este vôo solo meu sempre torcendo por mim, Obrigado! Obrigado! Mil vezes obrigado! Sem ser piegas, amo todos vocês!?, escreve.


Notícia enviada por Rafaela Melo, no dia 24/11/2015




Comente esta Notícia

Galerias

História secular das Violas de Queluz desfilou pela avenida no 7 de setembro

Enquetes

Qual notícia chamou mais sua atenção?


Enquetes 2

Você é a favor ou contra o rodízio de veículos em Lafaiete?


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro