Opinião

Confira o artigo desta semana:procon dá dicas para compras pela internet

Comprar pela internet traz algumas vantagens ao consumidor, como não enfrentar filas, não se preocupar com vaga para estacionar, receber o produto em casa, a facilidade de pagamento, economia de tempo, prazo de sete dias para desistir da compra, infinitas possibilidades de pesquisar preços e até mesmo adquirir um produto que não existe no Brasil.

Porém, são muitos os casos de fraudes, boletos falsos, demora na entrega, desvio do produto, cancelamento da compra e demora para devolução do dinheiro. Mas o pior problema das compras online são os sites maliciosos, que só estão no ar para dar golpes em consumidores desatentos ou inexperientes, portanto, não compre pela internet antes de consultar os sites: www.reclameaqui.com.br e www.consumidor.gov.br pois a escolha criteriosa do fornecedor pode ser decisiva para garantir que suas expectativas sejam atendidas.

O Procon aconselha que o consumidor verifique se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico, e anote os números de telefones. A empresa também deve estar inscrita no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) que pode ser consultado no site da receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br, mas só esta consulta não é o suficiente, pois sites falsos utilizam CNPJ de empresas que existem, mas que não tem nenhuma relação com o ofertado no site.

Outra dica importante é que o consumidor evite fazer depósitos bancários em nome de pessoas físicas, como forma de pagamento, isto pode ser um indício de que a empresa não trabalha corretamente

O Procon recomenda ainda, que o consumidor não use o comércio eletrônico ou internet banking em computadores de terceiros ou de acesso público, como em bibliotecas ou lanhouses. Já tivemos caso de boletos que foram gerados para pagar as faculdades, em Conselheiro Lafaiete, e as instituições não receberam os valores, pois os boletos foram alterados e os valores repassados para estelionatários.

Guarde todos os dados das compras: número do protocolo, confirmação do pedido, todas as mensagens trocadas com o fornecedor, e outras informações que comprovem a compra e suas condições. Isso facilitará o processo de reclamação, caso ocorra al­gum imprevisto.

No dia 27 de novembro teremos a Black Friday, mas não compre por impulso, consulte antes sobre o site e se não aumentaram o preço antes de dar o "desconto". O atendimento no Procon Municipal de Conselheiro Lafaiete, é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na rua Oliveiros de Souza, 45, Centro. Telefone 3769-9010.

Por Jardel Felisberto Henriques

Gerente do Procon

Contato: proconcl@hotmail.com


Notícia enviada por Rafaela Melo, no dia 12/11/2015




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro