Comunidade


Estudantes conhecem a rotina do Jornal Correio



Alunos das escolas estaduais José Silvestre Nunes, da cidade de Casa Grande, e da escola estadual Augusto José Vieira, localizada no bairro São Dimas (zona oeste) em Lafaiete, estiveram na última semana, na Redação e no Parque Gráfico do Jornal CORREIO. Os estudantes participaram do Jornal na Escola, uma iniciativa do semanário, que proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer o funcionamento e as atividades que cada profissional exerce.

Para os educadores e estudantes de Casa Grande, a visita foi muito edificante. “Além de trazer experiências no decorrer do projeto de nossa escola, trouxe acréscimos na minha vida pessoal e escolar. Posso traduzir como forte aprendizagem”, conta a aluna Franciane, do 1º ano do ensino médio.

Os alunos destacaram, também, o trabalho desenvolvido pelos jornalistas, as orientações repassadas por eles, e a emoção de cada um, ao falar de seu trabalho: “Fomos muito bem recebidos no Jornal. As jornalistas nos orientaram em relação à organização do meio de trabalho do semanário, nos apresentaram o ambiente, contaram como recolhem o conteúdo, como é montado, os materiais usados, a cobertura do plantão, em casos que ne­cessitam urgência. Mostraram os instrumentos utilizados na cobertura dos eventos e entrevistas (câ­mera e gravador), enfim, a visita agregou mui­to valor em vários aspectos”, relataram as alunas, Lorrane e Clara,  do 2º ano do ensino médio.

A professora de português, Érica Maria Garcia Duarte, e a supervisora, Maria Jaqueline Duarte, reconheceram que a visita superou as expectativas. “Os funcionários tiveram muito boa vontade em nos explicar como é produzida cada etapa do jornal e prontamente respondiam nossas dúvidas. Agradeço a toda a equipe pela receptividade e oportunidade, em especial a jornalista Rafaela Melo, por desenvolver este projeto em parceria com as escolas, o que impulsiona e motiva os alunos a despertar o gosto pela escrita e leitura. Estão todos de parabéns”, finalizou.

Também participaram da visita ao periódico os alunos e educadores da educação integral da escola estadual Augusto José Vieira. A diretora Rosana Vargas agradeceu pela parceria e atenção. “As informações repassadas aos nossos alunos acrescentaram muito ao universo cultural deles e ainda contribuíram para a conscientização pela importância do trabalho coletivo”, frisou.

A coordenadora da educação integral, Renata Mariany, agradeceu a Equipe pela oportunidade que tiveram e destacou que foi muito gratificante, o momento. “Tenho certeza que, com essa visita, nossos jovens voltaram para escola com outra visão, mais conhecimento e novas ideias”, relata.

Os alunos também fizeram suas considerações: “Trabalhar com jornalismo é uma coisa complicada, porque exige um ótimo desempenho e responsabilidade. Não é tão fácil como se parece. Não é apenas digitar no computador e pronto. Tem que passar por vários processos. As pessoas compram o jornal e nem sabem o trabalho que dá. Gostei muito de tudo. Os profissionais foram atenciosos e divertidos. Espero voltar no jornal, pois adorei nossa visita”, disseram os alunos Guilherme e Lorrayne.

Saiba mais sobre o Jornal na Escola

O objetivo do Jornal CORREIO com criação do Jornal na Escola é incentivar crianças e pré-adolescentes ao hábito da escrita e da leitura. O trabalho prevê ainda palestras e oficinas práticas. Os próprios estudantes criam um jornalzinho da escola, que será publicado, mensalmente (revezando-se as escolas parceiras), com fotos, desenhos e textos. As escolas interessadas em participar do “Jornal na Escola” deverão entrar em contato pelo telefone (31) 3763-5987.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Rafaela Melo, no dia 06/10/2015


Comente esta Notícia