Política


Vereadores protestam contra abertura do comércio no feriado



O funcionamento do comércio no feriado municipal da Entronização do Sagrado Coração de Jesus gerou grande repercussão na Câmara Municipal. Durante a reunião de terça-feira, dia 2, vários edis utilizaram a palavra franca para manifestar a insatisfação com a decisão que está amparada no acordo coletivo de trabalho que garantiu a abertura das lojas no feriado de 8 de dezembro de 2014.

Para o vereador Gildo Dutra (PV) a abertura do comercio na Entronização é um desrespeito. “Tenho uma posição muito firme em relação a polêmica que foi criada. A data foi definida por meio de lei como feriado. Os comerciantes deveriam ter procurado essa Casa já atentando para essa situação”, disse. Gildo sugeriu até que fosse realizado uma consulta popular para que o lafaietense pudesse escolher o feriado na Entronização ou no dia do aniversário da cidade, em 19 de setembro.

Benito Laporte lembrou a discussão acerca dos feriados e afirmou que sempre foi contrário a não considerar o dia 19 de setembro como feriado. “Argumentei bastante, mas, infelizmente, não chegamos a um acordo. O que eu previa aconteceu e agora, no dia 12, vamos ter uma coincidência e o comércio vai abrir dia 12, devido à crise financeira e à necessidade de aproveitar o dia dos namorados para melhorar as vendas”, disse, reafirmando que o feriado deveria ocorrer no aniversário da cidade.

Toninho também abordou o tema e esclareceu uma informação incorreta que estaria circulando na cidade e atribuindo aos vereadores a responsabilidade pela abertura do comércio. “Foi um acordo entre o Sindcomércio e o sindicato dos comerciários. Nós, vereadores, não tivemos nenhuma participação”, disse, questionando se hou­ve uma assembleia para ouvir os comerciários sobre a questão. “Na minha opinião, o comércio não deveria abrir. É uma afronta ao Legislativo que discutiu e aprovou a lei definindo o feriado municipal no dia 12”, disparou. Zezé do Salão foi outro vereador que se posicionou contra a abertura das lojas no feriado da Entronização.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Rafaela Melo, no dia 09/06/2015


Comente esta Notícia