Comunidade


Barbacena e Lavras abrem a edição 2015 do projeto TIM Grandes Escritores



Como parte do programa TIM ArtEducação, Barbacena e Lavras recebem neste mês a edição 2015 do projeto TIM Grandes Escritores com a escritora Marina Colasanti  e a atriz Cássia Kis Magro. “O projeto TIM Grandes Escritores é realizado há 12 anos pelo Brasil e agora está voltando para Minas Gerais, pois além de ser um projeto inovador e maravilhoso para a população, proporciona momentos mágicos. A nossa escritora convidada, Marina Colasanti já participou outras vezes do projeto e a atriz Cássia Kis Magro fará sua estreia com toda a sua elegância e competência. Estamos em êxtase e com uma grande expectativa para o grande dia”, explica Marcelo Soares de Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção.

Em Barbacena, o projeto será realizado no dia 28, às 20 horas, na Estação Cultural Ponto de Partida. Já em Lavras, o projeto acontece no dia 29, às 20 horas, no Auditório Martha Roberts – Campus Kemper. A entrada é gratuita. Nesta edição, o projeto abordará a vida e a obra da escritora Marina Colasanti que receberá a consagrada atriz Cássia Kis Magro, que interpretará trechos marcantes de suas obras. O programa promove ainda debates relacionados a temas que favorecem o estímulo a leitura e a experimentação da arte e da cultural. “O público terá a oportunidade de interagir com a escritora, além de ter acesso a suas obras que serão autografadas durante o evento.

O projeto propicia uma mescla de sentimentos que mexem diretamente com a emoção e com os sentidos do público, que ficam encantados com a belíssima interpretação das obras feitas pelas atrizes”, afirma Marcelo Soares de Andrade.A escritora Marina Colasanti sempre participa dos projetos do TIM ArtEducAção. “Sou veterana nos projetos do TIM ArtEducAção e sempre que posso participo, pois acredito no poder de modificação que o evento proporciona as pessoas que tem a oportunidade de participar desse momento. E essa edição do TIM Grandes Escritores me proporcionará o encontro com duas grandes atrizes da dramaturgia, Cássia Kis Magro e Vera Holtz, que farão a interpretação de algumas das minhas obras.

O evento é muito positivo e faz a diferença por onde passa, principalmente para os jovens e os professores que muitas vezes não tem a oportunidade de ir até os grandes centros para participarem das bienais, aqui eles podem questionar e se apaixonar ainda mais pela leitura”.Para a atriz Cássia Kis Magro é uma excelente oportunidade de reencontrar pessoas queridas e ainda estar perto da grande escritora Marina Colasanti. “É uma enorme satisfação poder participar ativamente de um evento tão magnífico e engrandecedor. A começar pelo convite feito por um amigo querido que é o Marcelo Andrade e ainda terei a honra de estar ao lado de Marina Colasanti, uma grande escritora”. Segundo Edson Brandão, vice-presidente da AGIR e diretor de cultura e turismo de Barbacena, o TIM ArtEducAção possui um elo muito forte com Barbacena, que recebe o programa desde 2001. “O retrospecto é sempre muito positivo e acreditamos no poder transformador que o programa oferece ao público. Barbacena foi o embrião do projeto TIM Grandes Escritores e nós acreditamos desde o inicio que daria certo, como veem acontecendo.

Quando anunciamos que Barbacena sediaria a edição 2015 do projeto, a expectativa foi muito positiva e muito bem vista pela população que tem uma ligação afetiva com o TIM. A Marina Colasanti já visitou Barbacena em outras oportunidades e a Cássia Kis conhecerá nossa cidade pela primeira vez. O local escolhido para a realização do TIM Grandes Escritores é simbólico para Barbacena, a Estação Cultural Ponto de Partida é uma antiga fábrica de seda e hoje abriga o grupo de teatro Ponto de Partida. O espaço é acolhedor e especial, ideal para a realização do TIM Grandes Escritores.” Para a secretária de Cultura de Lavras, Deborah Rezende Medeiros Cardoso, o projeto TIM Grandes Escritores é um dos magníficos trabalhos que o programa TIM ArtEducAção proporciona a população. “Estamos entusiasmados e com uma grande expectativa para o evento que promete ser fantástico, pois reunirá a consagrada escritora Marina Colasanti e a atriz Cássia Kis Magro, que deixará o público emocionado com a leitura e a interpretação das obras de Marina. O momento será único e transformador, pois estaremos formando novos leitores, que terão a oportunidade de conhecer afundo a obra e a vida da escritora”.

O projeto TIM Grandes Escritores é uma iniciativa do TIM ArtEducAção viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Barbacena, da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), da Prefeitura Municipal de Lavras através da Secretaria Municipal de Cultura e conta com a parceria do Instituto Presbiteriano Gammon, do Vitória Palace Hotel, da Livraria e Papelaria Crepaldi e da Livraria Nobel.

 

TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Rafaela Melo, no dia 28/04/2015


Comente esta Notícia