Cultura

Grupo artístico “Na Esquina” se apresentará hoje em Lafaiete

Uma forma revigorada e renovada de circo poderá ser vista na praça do Cristo, em Lafaiete, a partir das 20h dos dias 18 e 19 de março, quarta e quinta-feira. A cidade foi escolhida como um dos destinos do espetáculo Na Esquina, que após temporada de sucesso na Europa volta para encantar o público brasileiro. A junção de um intenso aprimoramento técnico a uma pesquisa dramatúrgica inovadora resultou em um espetáculo único, que promete guardar seu lugar na memória do público.

O coletivo artístico Na Esquina é um grupo composto por seis artistas brasileiros e uma artista francesa que se conheceram na Europa, quando aprimoravam sua formação profissional, que teve início na Spasso Escola Popular de Circo, a mais famosa e respeitada de Belo Horizonte. Com a extensa experiência dos artistas nas escolas de circo europeias e das vivências de criação e aprimoramento no Brasil, o grupo criou este espetáculo de circo contemporâneo, no qual a dança, circo, música e teatro se transformam em um único corpo.

Os desejos de aproveitar e dividir as diferentes experiências e vivências, de construir e de se reunir, foram os motores da criação do projeto – que, em um plano emocional, comemora essas viagens entre o Brasil e a Europa. Na esquina: via cruzada de caminhos que buscam por outros. Ciclos e repetições criam uma paisagem afetiva entre amigos e um espetáculo que se constrói pela espontaneidade do elenco.

Em cena, performances simultâneas entram em jogo em inter-relações diversas: o mastro chinês, o trapézio fixo, a lira, o malabares, a acrobacia de solo, o mão-a-mão e a música ao vivo. Na Esquina camufla as dinâmicas dos ensaios, falseia e assume processos preparatórios, rompe a previsibilidade entre o que deve ser mostrado e o que é excluído num espetáculo.

O encontro entre amigos é a possibilidade de produzir a diferença, para além do reforço das identidades, abre-se para as relações entre quem dirige, quem atua e quem assiste. É o ponto de partida para outros lugares, relocação bem-vinda quando pensamos o circo como prática entranhada em nossos afetos.

Em 2015, o espetáculo já foi assistido por aproximadamente 2.500 pessoas, em 10 apresentações feitas em quatro cidades da França. Em 2014, percorreu seis cidades no Brasil.

Na Esquina foi aprovado pelo programa Rumos Itaú Cultural, para circular por cinco cidades de Minas Gerais. Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Tiradentes, São João del-Rei e Belo Horizonte recebem o espetáculo. Estarão em cena Clarice Panadés, Diogo Dolabella, Liz Braga, Pauline Hachette, Pedro Guerra, Phillipe Ribeiro, Roberta Mesquita e Pedro Sartori. O espetáculo conta com a colaboração de Mauricio Leonard, trilha sonora ao vivo de Juninho Ibituruna e produção Tiago Sgarbi.


Notícia enviada por Agnaldo Baeta, no dia 30/03/2015




Comente esta Notícia

Galerias

Turma dos “Ô Quêêê” celebra 20 anos de existência às margens do velho e piscoso rio Guaporé

Enquetes


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Enquetes 2


No momento, não temos nenhuma enquete ativa.


Colunistas




EXPEDIENTE

DIRETOR-PRESIDENTE E EDITOR: Luiz Fernando de Andrade GERÊNCIA GERAL: Clésio Samuel Luiz Peixoto SUB-GERENTE: Edmilson Moreira Dutra REDATORA: Juliana Monteiro REDATOR-ADJUNTO: Hugo Pacheco Jr. REPORTAGEM: Frances Santana / Rafaela Melo PAGINAÇÃO GRÁFICA: Daniel Vieira / Raquel Gonçalves PUBLICIDADE: Mara Rúbia de Oliveira Silva / Silvana Ribas REVISÃO E DIGITAÇÃO: Jussara Andrade COORDENADOR DE ESPORTES: Amauri Machado (DRT 08266) BANCO DE DADOS: P. de Souza SECRETÁRIA: Norma Aparecida Vitoreti Ramalho CIRCULAÇÃO: Valdiney Rodrigo Vieira Rodrigues IMPRESSORES GRÁFICOS: Wilson Ricardo de Souza / Willian Ribeiro CONSELHO EDITORIAL: Dr. José Álvaro Castanheira / Luiz Fernando de Andrade / Clésio Peixoto / Juliana Monteiro