Cultura


Grupo artístico “Na Esquina” se apresentará hoje em Lafaiete



Uma forma revigorada e renovada de circo poderá ser vista na praça do Cristo, em Lafaiete, a partir das 20h dos dias 18 e 19 de março, quarta e quinta-feira. A cidade foi escolhida como um dos destinos do espetáculo Na Esquina, que após temporada de sucesso na Europa volta para encantar o público brasileiro. A junção de um intenso aprimoramento técnico a uma pesquisa dramatúrgica inovadora resultou em um espetáculo único, que promete guardar seu lugar na memória do público.

O coletivo artístico Na Esquina é um grupo composto por seis artistas brasileiros e uma artista francesa que se conheceram na Europa, quando aprimoravam sua formação profissional, que teve início na Spasso Escola Popular de Circo, a mais famosa e respeitada de Belo Horizonte. Com a extensa experiência dos artistas nas escolas de circo europeias e das vivências de criação e aprimoramento no Brasil, o grupo criou este espetáculo de circo contemporâneo, no qual a dança, circo, música e teatro se transformam em um único corpo.

Os desejos de aproveitar e dividir as diferentes experiências e vivências, de construir e de se reunir, foram os motores da criação do projeto – que, em um plano emocional, comemora essas viagens entre o Brasil e a Europa. Na esquina: via cruzada de caminhos que buscam por outros. Ciclos e repetições criam uma paisagem afetiva entre amigos e um espetáculo que se constrói pela espontaneidade do elenco.

Em cena, performances simultâneas entram em jogo em inter-relações diversas: o mastro chinês, o trapézio fixo, a lira, o malabares, a acrobacia de solo, o mão-a-mão e a música ao vivo. Na Esquina camufla as dinâmicas dos ensaios, falseia e assume processos preparatórios, rompe a previsibilidade entre o que deve ser mostrado e o que é excluído num espetáculo.

O encontro entre amigos é a possibilidade de produzir a diferença, para além do reforço das identidades, abre-se para as relações entre quem dirige, quem atua e quem assiste. É o ponto de partida para outros lugares, relocação bem-vinda quando pensamos o circo como prática entranhada em nossos afetos.

Em 2015, o espetáculo já foi assistido por aproximadamente 2.500 pessoas, em 10 apresentações feitas em quatro cidades da França. Em 2014, percorreu seis cidades no Brasil.

Na Esquina foi aprovado pelo programa Rumos Itaú Cultural, para circular por cinco cidades de Minas Gerais. Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Tiradentes, São João del-Rei e Belo Horizonte recebem o espetáculo. Estarão em cena Clarice Panadés, Diogo Dolabella, Liz Braga, Pauline Hachette, Pedro Guerra, Phillipe Ribeiro, Roberta Mesquita e Pedro Sartori. O espetáculo conta com a colaboração de Mauricio Leonard, trilha sonora ao vivo de Juninho Ibituruna e produção Tiago Sgarbi.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Agnaldo Baeta, no dia 30/03/2015


Comente esta Notícia