Tempo em Lafaiete: Hoje: 22° - 13° Agora: 14° Domingo, 25 de Maio de 2025 Dólar agora: R$ 5,642 Euro agora: R$ 6,410
Região


Em noite de homenagens e reconhecimento, FIEMG celebra Dia da Indústria 2025

Empresários, indústrias, alunos, instrutores e professores são agraciados pela Federação por contribuírem com o progresso do país



Fotos: Sebastião Jacinto e Isis Grazielle


Em seu discurso, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ressaltou a importância da indústria para o progresso do estado e do país

 

Uma noite de celebração e reconhecimentos. A FIEMG realizou, nesta quinta-feira (22/5), a cerimônia do Dia da Indústria 2025, homenageando aqueles que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil — de empresários a alunos. O evento, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, contou com a presença de empresários, executivos, autoridades políticas e representantes de instituições públicas e privadas.

Em seu discurso, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ressaltou a importância da indústria para o progresso do estado e do país, além do papel fundamental do associativismo como ferramenta de transformação.“O ambiente de negócios está sempre em mudança. É essencial ocuparmos o espaço público, fomentando políticas públicas que promovam o futuro e beneficiem toda a sociedade. Nossa responsabilidade cresce diante dos desafios do cenário atual”, afirmou Roscoe.

Ele também destacou a parceria da FIEMG com o Governo de Minas em iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do estado e à melhoria do ambiente de negócios:“O papel da FIEMG é dialogar com o poder público para encontrar soluções para os desafios da sociedade. É preciso empatia e união para enfrentarmos essas questões.”

O presidente ainda enalteceu histórias inspiradoras de superação e conquistas de alunos do SESI e SENAI, reforçando a responsabilidade da Federação com os recursos provenientes da contribuição compulsória do Sistema S.

Reconhecimento à parceria com o Executivo

Representando o governador Romeu Zema, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, destacou a atuação da FIEMG sob a liderança de Roscoe, especialmente na geração de emprego e renda e na construção de um ambiente favorável aos negócios.“O presidente Flávio é um líder com visão de futuro, agregador e construtor de pontes”, disse Marília, parabenizando os homenageados da noite.

O Mérito Industrial CNI foi entregue a Ricardo Valadares Gontijo, fundador e presidente do conselho de administração da Direcional Engenharia. Com mais de 40 anos de atuação na construção civil, ele dedicou a honraria a todos que acreditaram no seu sonho.“Esse prêmio pertence a todos que caminharam comigo. A construção civil transforma vidas e movimenta a economia todos os dias.”

Já o Mérito Industrial do Ano foi concedido ao empresário Guilherme Abrantes, fundador do Laticínios Dona Formosa e presidente do Silemg. Ele foi reconhecido pela inovação, qualidade e crescimento contínuo de sua atuação no setor de laticínios.“Este reconhecimento valoriza um setor do qual me orgulho muito. A indústria de laticínios tem alma, tradição e gera impactos reais no dia a dia das pessoas.”

Mérito Industrial 2025

A FIEMG também homenageou empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo. Receberam o Mérito Industrial 2025:

  • Gilmar Dias dos Santos (Grupos EPO e S&D)

  • Walker Magalhães Lahmann (Eurofarma)

  • Antônio Eugênio do Socorro Fernandes (Premialy e Santonely)

  • Sandre Faria Heringer (Carrocerias Heringer Ltda)

  • Magnaldo Geraldo Filho (Super Fogos Ltda, Sindiemg)

  • Fausto Gabriel dos Santos (Fama Alimentos, Überbräu Cervejaria)

  • Gustavo Mendonça dos Santos (Só Minas)

  • Antônio Vilhena Paula Souza (Frigorífico Cambuí, Anics)

  • José Carlos Nunes Freire (Primar Indústria Têxtil)

  • Joel Alves de Carvalho (Joel Couros, Unatex)

  • João Vinhas de Arantes Neto (Vale do Sol)

  • Gilson Almeida Vilela (Serquip MG)

  • Geraldo Gilberto de Oliveira Pinto (Silva Lara Gráfica)

  • Wagner de Brito Barbosa (ArcelorMittal)

  • Olavo Alves Corgosinho (Data Engenharia)

  • Shelber de Abreu (Microfund, SH Corte e Usinagem)

Inovação e futuro da indústria

Na categoria Inovação na Indústria, foram homenageadas:

  • Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda (Itaúna)

  • Painelbras Engenharia e Comércio Ltda (Contagem)

Também foram celebradas as contribuições de professores, instrutores e alunos da rede SESI e SENAI com o prêmio Portadores do Futuro, que reconhece talentos que impactam positivamente o presente e o futuro da educação industrial.A professora de matemática Neuda Gomes Fagundes, do SESI Barreiro, foi um dos destaques da noite.“Hoje vejo como o SESI se tornou inovador, com metodologias ativas e tecnologia. Queremos entregar à sociedade cidadãos questionadores e bem preparados — técnica e humanamente.”

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 23/05/2025 - 17:27


Comente esta Notícia