Fotos: Sebastião Jacinto e Isis Grazielle
Em seu discurso, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ressaltou a importância da indústria para o progresso do estado e do país
Uma noite de celebração e reconhecimentos. A FIEMG realizou, nesta quinta-feira (22/5), a cerimônia do Dia da Indústria 2025, homenageando aqueles que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil — de empresários a alunos. O evento, realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, contou com a presença de empresários, executivos, autoridades políticas e representantes de instituições públicas e privadas.
Em seu discurso, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ressaltou a importância da indústria para o progresso do estado e do país, além do papel fundamental do associativismo como ferramenta de transformação.“O ambiente de negócios está sempre em mudança. É essencial ocuparmos o espaço público, fomentando políticas públicas que promovam o futuro e beneficiem toda a sociedade. Nossa responsabilidade cresce diante dos desafios do cenário atual”, afirmou Roscoe.
Ele também destacou a parceria da FIEMG com o Governo de Minas em iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do estado e à melhoria do ambiente de negócios:“O papel da FIEMG é dialogar com o poder público para encontrar soluções para os desafios da sociedade. É preciso empatia e união para enfrentarmos essas questões.”
O presidente ainda enalteceu histórias inspiradoras de superação e conquistas de alunos do SESI e SENAI, reforçando a responsabilidade da Federação com os recursos provenientes da contribuição compulsória do Sistema S.
Representando o governador Romeu Zema, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, destacou a atuação da FIEMG sob a liderança de Roscoe, especialmente na geração de emprego e renda e na construção de um ambiente favorável aos negócios.“O presidente Flávio é um líder com visão de futuro, agregador e construtor de pontes”, disse Marília, parabenizando os homenageados da noite.
O Mérito Industrial CNI foi entregue a Ricardo Valadares Gontijo, fundador e presidente do conselho de administração da Direcional Engenharia. Com mais de 40 anos de atuação na construção civil, ele dedicou a honraria a todos que acreditaram no seu sonho.“Esse prêmio pertence a todos que caminharam comigo. A construção civil transforma vidas e movimenta a economia todos os dias.”
Já o Mérito Industrial do Ano foi concedido ao empresário Guilherme Abrantes, fundador do Laticínios Dona Formosa e presidente do Silemg. Ele foi reconhecido pela inovação, qualidade e crescimento contínuo de sua atuação no setor de laticínios.“Este reconhecimento valoriza um setor do qual me orgulho muito. A indústria de laticínios tem alma, tradição e gera impactos reais no dia a dia das pessoas.”
A FIEMG também homenageou empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo. Receberam o Mérito Industrial 2025:
Gilmar Dias dos Santos (Grupos EPO e S&D)
Walker Magalhães Lahmann (Eurofarma)
Antônio Eugênio do Socorro Fernandes (Premialy e Santonely)
Sandre Faria Heringer (Carrocerias Heringer Ltda)
Magnaldo Geraldo Filho (Super Fogos Ltda, Sindiemg)
Fausto Gabriel dos Santos (Fama Alimentos, Überbräu Cervejaria)
Gustavo Mendonça dos Santos (Só Minas)
Antônio Vilhena Paula Souza (Frigorífico Cambuí, Anics)
José Carlos Nunes Freire (Primar Indústria Têxtil)
Joel Alves de Carvalho (Joel Couros, Unatex)
João Vinhas de Arantes Neto (Vale do Sol)
Gilson Almeida Vilela (Serquip MG)
Geraldo Gilberto de Oliveira Pinto (Silva Lara Gráfica)
Wagner de Brito Barbosa (ArcelorMittal)
Olavo Alves Corgosinho (Data Engenharia)
Shelber de Abreu (Microfund, SH Corte e Usinagem)
Na categoria Inovação na Indústria, foram homenageadas:
Metalúrgica Soares Indústria e Comércio Ltda (Itaúna)
Painelbras Engenharia e Comércio Ltda (Contagem)
Também foram celebradas as contribuições de professores, instrutores e alunos da rede SESI e SENAI com o prêmio Portadores do Futuro, que reconhece talentos que impactam positivamente o presente e o futuro da educação industrial.A professora de matemática Neuda Gomes Fagundes, do SESI Barreiro, foi um dos destaques da noite.“Hoje vejo como o SESI se tornou inovador, com metodologias ativas e tecnologia. Queremos entregar à sociedade cidadãos questionadores e bem preparados — técnica e humanamente.”
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 23/05/2025 - 17:27