Fotos: Rafaela Melo
As iniciativas foram apresentadas em coletiva de imprensa realizada na sede da entidade na quinta-feira, dia 15
Dois projetos estratégicos voltados ao fortalecimento da economia local foram anunciados na quinta-feira, dia 15, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete (CDL-CL): o StartMEI – Apoio ao Microempreendedor Individual e o DLI – Dia Livre de Impostos. As iniciativas foram apresentadas em coletiva de imprensa.
StartMEI — voltado aos microempreendedores individuais — parcela crescente e fundamental da economia lafaietense — oferecerá apoio técnico, comercial e institucional. O projeto inclui consultorias gratuitas, linhas de crédito exclusivas, benefícios em saúde e energia, além de apoio em marketing digital e acesso ao Clube de Benefícios da CDL, que reúne mais de 30 parceiros.
Entre os apoiadores estão o Sebrae, a Virtus, a Adesiap, a ANASF e a Central de Seguros da FCDL. Uma das ações de destaque é o fornecimento de certificado digital gratuito durante o período de lançamento. Haverá, ainda, programas de capacitação com apoio da Gerdau, com subsídios de até 80%. “Temos hoje cerca de 8 mil CNPJs na cidade, e muitos empreendedores nem sabem emitir nota fiscal. O projeto vai oferecer capacitação e apoio prático, com o respaldo de parceiros como o Sebrae. A imprensa tem papel fundamental na construção de uma rede de apoio ao comércio local. Estamos de portas abertas para colaborar, trocar ideias e fortalecer esse trabalho conjunto”, destaca o presidente da CDL, Edivaldo José Tereza.
Dia Livre de Impostos – a edição 2025 do Dia Livre de Impostos (DLI) também foi anunciada e acontecerá no dia 29 de maio. A campanha, de alcance nacional, é organizada pela CDL Jovem e tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária no país. Ao contrário de uma promoção comercial, o DLI é um protesto simbólico: lojistas participantes vendem produtos com o valor equivalente ao imposto abatido, revelando ao consumidor o peso real dos tributos no preço final. Para participar, basta procurar a CDL, que fornecerá orientações e os materiais da campanha.
O diretor da CDL Jovem, Daniel Franco, ressaltou que o DLI não é uma liquidação. “É um protesto que mostra ao consumidor o quanto ele paga de impostos. A adesão já é expressiva, e esperamos resultados ainda maiores este ano.” A vice-presidente da entidade, Olinda Franco Limeres, destacou a adesão crescente de lojistas em Lafaiete. “Queremos uma campanha mais agressiva este ano. A CDL está aberta a todos que quiserem participar — associados ou não. Estamos oferecendo suporte completo.”
Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram da entidade: @cdl_lafaiete.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 23/05/2025 - 10:37