Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 25° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,112 Euro agora: R$ 5,477
Saúde


Nutricionista  explica como a cafeína pode ajudar mulheres com rotinas sobrecarregadas

O consumo do café influência sobre o metabolismo, função cardíaca e liberação de neurotransmissores



Foto: Divulgação

 

Para muitas mulheres, principalmente na faixa dos 30+, uma das maiores dificuldades é lidar com as tarefas do dia a dia. Durante essa fase da vida, muitas enfrentam diversas demandas familiares, com os filhos, marido e até mesmo os país que alcançaram a idade avançada e precisam de mais atenção e cuidados. Além disso, o escopo profissional aumenta e a necessidade de uma atividade física também chega, tornando a agenda da semana cada vez mais cheia. E o que se tornou um dos maiores aliados para conseguir encontrar disposição para tudo e todos? Café!  

Uma pesquisa realizada em 2023 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), mostrou que 61% dos participantes tomam café para melhorar o humor e a disposição. Também exaltou que 29% dos consumidores ingerem mais de seis xícaras de 50 ml de café diariamente. Enquanto 46% consomem entre três e cinco. Esses valores mostram que culturalmente o brasileiro já tem uma pré-disposição maior de inserir quantidades altas de cafeína no dia a dia.  

Vanessa Costa, nutricionista especializada na saúde da mulher e criadora do Método Reset, explica que a substância atua como antagonista dos receptores de adenosina no sistema nervoso central, bloqueando os efeitos relaxantes, proporcionando aumento significativo em alerta e energia. Além disso, cafeína exerce influência sobre o metabolismo, função cardíaca e liberação de neurotransmissores. Seus efeitos fisiológicos vão muito além da simples xícara de café, impactando desde o processo metabólico até o desempenho cognitivo. 

Um estudo recente da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN), que investigou os benefícios do café no treinamento, sugere que a dosagem ideal seja de duas a quatro xícaras de café, consumidas aproximadamente 60 minutos antes de praticar alguma atividade. “É importante ressaltar que muitas mulheres se sentem sobrecarregadas com suas demandas familiares e profissionais, que no momento de praticar exercícios acabam desistindo pelo cansaço. É nessa hora que o café entra como um grande aliado para dar um gás necessário e tornar o momento de autocuidado presente na rotina”, conta Vanessa Costa.  

Para cada fase da vida, existe uma quantidade adequada de consumação de cafeína, mas isso varia principalmente de acordo com o estado de saúde de cada um. Vale destacar que, apesar de ser um aliado valioso, a literatura ainda carece de estudos específicos sobre os efeitos ergogênicos e de recuperação do café. Baseando-se na capacidade individual de absorção e metabolização da cafeína, torna-se necessário o acompanhamento profissional. O importante é manter as consultas médicas em dia e encontrar no café uma forma de impulsionar a ter mais momentos voltados para sua saúde física e mental.  

 

Fonte: TAG Comunicação 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 15/04/2024 - 09:30


Comente esta Notícia