Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 23° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,479
Saúde


Nutricionista explica como a alimentação pode ajudar a prevenir o câncer



Foto: Freepik

No Dia Mundial do Câncer, celebrado na segunda-feira, dia 8,  a atenção se voltou para a conscientização sobre essa doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Para elucidar a importância da alimentação na prevenção dos diversos tipos de câncer, a nutricionista e responsável técnica pela Clínica de Onco-hematologia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Erika Simone Coelho Carvalho, compartilha valiosas orientações.

Erika ressalta que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, destacando que uma boa alimentação e atividade física regular podem prevenir significativamente essa doença. "Essa prevenção primária é uma estratégia efetiva para o controle da doença e também tem grande potencial na redução de gastos econômicos com a saúde no Brasil", explica a nutricionista.

A especialista adverte sobre o consumo de alimentos que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, como carne processada (salame, presunto, bacon, entre outros), bebidas alcoólicas e fast food. Ela destaca a importância de limitar o consumo de carne vermelha, pois o excesso está relacionado ao câncer de intestino, e recomenda aumentar a ingestão de fibras presentes em vegetais.

Quanto ao açúcar, embora não haja uma relação direta com o câncer, uma alimentação desequilibrada com excesso de açúcar pode favorecer o acúmulo de gordura corporal, aumentando assim o risco de desenvolvimento da doença.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com as regiões Sul e Sudeste concentrando cerca de 70% da incidência. Os tumores malignos mais incidentes incluem os de pele não melanoma, mama feminina, próstata, cólon e reto, pulmão e estômago.

Diante dessas informações, fica evidente a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis como parte fundamental na prevenção do câncer, reforçando a necessidade de uma alimentação equilibrada e consciente em prol da saúde e do bem-estar.

Fonte: Agência Minas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 09/04/2024 - 13:30


Comente esta Notícia