Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 28° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,107 Euro agora: R$ 5,475
Política


Saiba quais são os benefícios de ser mesário voluntário nas eleições



Foto: Reprodução internet

 

Para que as eleições transcorram de maneira justa e transparente, a participação dos mesários é essencial em todo o processo eleitoral. Responsáveis por receber os eleitores, colher e conferir as assinaturas no caderno de votação, liberar a urna eletrônica e garantir a tranquilidade do ambiente de votação, os mesários desempenham um papel crucial na condução das eleições.

A Justiça Eleitoral reconhece a importância desse trabalho e incentiva a participação voluntária de mesárias e mesários nas eleições. Qualquer pessoa maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se inscrever para ser mesário voluntário.

Os benefícios de se tornar um mesário voluntário são diversos. Além de adquirir novos conhecimentos e acompanhar de perto a realização das eleições brasileiras, os mesários contribuem para a lisura do processo democrático do país.

Como se inscrever

Acesse o site do TRE e clique na aba Mesário Voluntário para conferir o passo a passo da inscrição.
A inscrição também pode ser feita pelo aplicativo móvel e-Título, disponível para iOS e Android. Basta informar o número do título de eleitor ou do CPF, nome completo, data de nascimento e nomes dos pais.
Os nomes dos voluntários serão cadastrados em uma lista e, quando houver necessidade, a zona eleitoral fará a convocação para o trabalho nas eleições.

É importante ressaltar que não podem se inscrever como mesários candidatos, seus cônjuges e parentes até segundo grau, membros de diretórios partidários com função executiva, autoridades policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo e funcionários da Justiça Eleitoral.

Vantagens em ser mesário

Direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado no dia da eleição, além do dia de treinamento.
Auxílio-alimentação para o dia da eleição.
Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais.
Vantagem de desempate em concursos públicos, se previsto em edital.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 06/04/2024 - 17:30


Comente esta Notícia