Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 20° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Saúde


Conheça mais sobre o Protocolo de Manchester usado para otimizar o atendimento no HMSJ



Fotos: divulgação

 

O Hospital e Maternidade São José implantou nesta semana, o Protocolo Manchester de Classificação de Risco, que é usado, internacionalmente, por ter comprovação científica.  A iniciativa muda a forma de abordagem dos pacientes que procuram atendimento. Eles serão priorizados de acordo com a avaliação clínica que irá classificar o grau de gravidade do caso.

O novo sistema utilizará pulseiras em cores com uma escala de gravidade do caso. O paciente é classificado em uma das cinco prioridades por cor para chegar à observação médica inicial. Entenda a classificação por cores: Emergência (vermelho); Muito Urgente (laranja); Urgente (amarelo); Pouco Urgente (verde); Não Urgente (azul).

A definição dos novos fluxos internos busca otimizar o atendimento prestado  na recepção dos pacientes, com a classificação de risco. O Protocolo de Manchester é também uma ferramenta de gestão, já que as normas vão organizar os fluxos no acolhimento dos pacientes. Para a população esse assunto pode parecer muito técnico.

O protocolo Manchester é de grande valia para as instituições de saúde, uma vez que ele é validado cientificamente com inúmeros estudos comprovando a resolutividade do procedimento classificatório dos pacientes. “Além de ser uma ferramenta assistencial, o Manchester proporciona uma maior segurança para o paciente, já que todos serão atendidos não por ordem de chegada, mas pela gravidade que ele apresenta do seu quadro clínico, após passar por um profissional de saúde treinado e gabaritado pelo protocolo

O protocolo Manchester recebeu este nome por ter sido aplicado pela primeira vez na cidade de Manchester, Inglaterra, em 1997. Hoje, vários países da Europa já utilizam o sistema de forma praticamente integral. No Brasil Minas gerias foi pioneira na implantação do sistema pela rede pública de saúde em 2010.

0

Site: www.saojosehospital.com.br

Instagram: saojosehospital

Telefone: (31) 3769-6964

Endereço: rua Dom Pedro, 340 - São Sebastiao, Conselheiro Lafaiete - MG, 36400-000




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 26/03/2024 - 14:55


Comente esta Notícia