Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 17° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Comunidade


Filho de Avelina Noronha planeja caminhar 1.105 km para reverenciar a memória da poetisa



Foto: Álbum de família/ divulgação

Dona Avelina e Toninho

“Levar a poesia de dona Avelina Noronha para o mundo!”. Essa foi a resposta de Antônio Noronha, o Toninho, quando indagado sobre a principal razão de sua “grande” aventura, que terá início no dia 21 de abril. Quanto ao adjetivo, não é exagero; de fato, será uma jornada grandiosa. To­ni­nho, filho de dona Avelina, pretende percorrer a pé a Estrada Real, de Diamantina (MG) a Parati (RJ), totalizando 1.105 km. Desses, 395 km correspondem ao Caminho dos Diamantes (de Dia­man­tina a Ouro Preto) e 710 km fazem parte do chamado Caminho Velho. Se­gundo Antônio, não se trata de uma peregrinação comum: “ao caminhar, quero registrar tudo em fotos, desenvolvendo, ainda, reflexões sobre minha mãe, nossa casa, suas poesias e nossa história”.

“Ao caminhar, quero registrar tudo em fotos, reflexões e muita poesia”, revela Toninho, filho de dona Avelina


Toninho revela que essa viagem já havia sido planejada há muito tempo: “antes de minha mãe, aclamada poetisa, falecer, em 25 de fevereiro de 2021, havíamos combinado, eu e ela, de fazer esse percurso. A ideia era compartilharmos o projeto e, quando chegássemos a Parati, compilaríamos todo o material produzido durante o trajeto. Dali, nasceria um livro com fotos e poesias. Tudo isso, dentro de um romance histórico, que, claro, ficaria a cargo da grande poetiza e historiadora”.
Dona Avelina partiu, deixou saudades e o sonho da viagem permaneceu: “Antes de colocarmos esse projeto em prática, ela se foi e me deixou sozinho nessa empreitada. Agora, passados três anos, vou colocar o pé na estrada e realizar esse desejo, batizado de ‘Garimpando a Estrada Real’, que também será o nome do livro”, adianta. Toninho planeja fazer fotos e vídeos e compartilhar as reflexões de viagem, postando, através da internet, o dia a dia dessa aventura: “tudo isso, acompanhado de poesias ou fragmentos de minha mãe. Tenho absoluta certeza de que ela, agora ao lado do criador, irá me abençoar e inspirar ao longo do caminho, fazendo brotar um belo livro. Daí, quando, em qualquer parte do mundo, alguém resolver percorrer os caminhos da Estrada Real, procurará informações na internet e irá deparar com o livro e a arte de dona Avelina”, declara, emocionado.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 17/03/2024 - 16:30


Comente esta Notícia