Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 21° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,510
Comunidade


Dia D: bombeiros atuam no combate à Dengue em Lafaiete, Congonhas e Barbacena



Foto: Corpo de Bombeiros

 

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu uma mobilização em todo o estado para orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

Nesse sábado, dia 24, o movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito” engajou 520 municípios em uma série de ações em que prefeituras promoveram blitz educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e locais de grande circulação, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversa.

As secretarias municipais de Saúde também desempenharam um papel fundamental, organizando mutirões comunitários para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essas iniciativas envolveram a retirada de recipientes propensos à acumulação de água e visitas domiciliares para orientar os moradores sobre sua responsabilidade diária no combate à dengue, zika e chikungunya.

Nas cidades de Lafaiete, Congonhas e Barbacena,  as equipes contaram com o apoio dos militares do Corpo de Bombeiros.

Lafaiete

Durante a ação foi realizado um mutirão de limpeza para eliminar focos do mosquito transmissor da doença no bairro São João, em um lote na rua Maria Duarte Castanheira, e arredores do bairro, coletando materiais e descartáveis que poderiam gerar o acúmulo de água e servir de reservatório para proliferação do mosquito. Atuaram no dia D, além dos bombeiros, em Lafaiete,  equipe do setor de combate à endemias,  Localix, integrantes do sistema APAC e Polícia Militar.
A ação de sábado, dia 24, se estendeu das 7h  até as 13h, mas os trabalhos irão continuar nos próximos dias, no objetivo de maximizar os resultados e gerar mais segurança para a população.

Congonhas

Em Congonhas, os militares atuaram no bairro Jardim Profeta. Foi realizado um mutirão de limpeza no bairro e repassadas aos moradores dicas e orientações de combate ao mosquito transmissor. Cerca de 40 agentes de saúde estiveram envolvidos na ação.

Barbacena

A equipe composta por agentes da secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, percorreu as ruas do bairro João Paulo II.  A atuação da guarnição de bombeiros empenhada, foi auxiliar os agentes sanitários nos locais de difícil acesso e realizar a colocação de telas nas caixas d'água previamente mapeadas. Os demais  removeram entulhos, coletaram materiais descartáveis, que poderiam gerar o acúmulo de água, além de orientarem os moradores quanto às medidas a serem tomadas para se evitar a proliferação do mosquito.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 25/02/2024 - 09:30


Comente esta Notícia