Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 18° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Congonhas lança Programa Integra para planejamento sustentável e participativo



foto: prefeitura de Congonhas

Na última quarta-feira, dia 21, um marco para o futuro de Congonhas foi estabelecido com o lançamento do Programa de Planejamento Integrado do Município (Integra). Em uma cerimônia realizada no Museu de Congonhas, autoridades municipais, representantes do legislativo, empresas e membros da sociedade civil se reuniram para dar início a essa iniciativa ambiciosa.

O Programa Integra, pioneiro em Minas Gerais, abrange a revisão e a elaboração dos planos Diretor, de Mobilidade e de Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é garantir um crescimento organizado e sustentável para a cidade, menos dependente da mineração e com pleno respeito aos seus moradores e ao seu rico patrimônio histórico e cultural.

Desenvolvido em colaboração com a ONU-Habitat e com o apoio da Fundação Dom Cabral (FDC), o programa visa uma abordagem holística para o desenvolvimento urbano. A ONU-Habitat ficará responsável pela revisão do Plano Diretor e pela elaboração do Plano de Mobilidade, enquanto a FDC fornecerá apoio técnico para o Plano de Desenvolvimento Sustentável. Essa parceria estratégica busca diversificar a economia local, promover a inclusão social, impulsionar o turismo, a cultura e a preservação do patrimônio histórico, além de garantir a proteção ambiental.

O prefeito Cláudio Antônio de Souza, conhecido como Dinho, destacou a importância da participação popular nesse processo. Ele enfatizou que o sucesso desses planos depende do engajamento e da contribuição de todos os cidadãos: "O melhor plano é aquele em que a população se envolve e participa ativamente".

Paulo Roberto Gitirana, Diretor de Programas para Gestão Pública da FDC, ressaltou a necessidade de envolvimento de toda a sociedade na construção deste projeto visionário: "Não se constrói uma visão de futuro da cidade sem a participação ativa das pessoas e a integração da iniciativa privada e do terceiro setor com o Governo".

Jordi Sánchez Cuenca, Coordenador de Programas da ONU-Habitat, enfatizou a importância do diálogo com a população para garantir que os planos atendam às suas necessidades e aspirações.

O Programa Integra surge da necessidade de atualizar o Plano Diretor, conforme previsto no Estatuto das Cidades, e modernizar os instrumentos de gestão para garantir decisões informadas e eficazes para o desenvolvimento da cidade.

Com o uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG), a prefeitura planeja coletar dados importantes para a formulação dos planos, garantindo uma abordagem embasada em evidências. Esse sistema será crucial para a análise especializada do território e para a transparência de informações com a população.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 22/02/2024 - 11:20


Comente esta Notícia