Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 27° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Cultura


Carnaval de São Paulo: Mocidade Alegre encanta com homenagem à Mário de Andrade e profetas de Aleijadinho



Foto: Gustavo Honório/g1

Na última terça-feira, 13 de fevereiro, a Escola de Samba Mocidade Alegre conquistou o bicampeonato do grupo especial do carnaval de São Paulo com uma apresentação deslumbrante. Sob o enredo "Brasiléia Desvairada: a busca de Mário de Andrade por um país", a agremiação prestou uma emocionante homenagem ao poeta e pesquisador modernista Mário de Andrade, destacando sua incansável jornada em busca da identidade nacional.

O enredo mergulhou na década de 1920, período em que Mário de Andrade, conhecido como o "Turista Aprendiz", organizou diversas expedições pelo Brasil. Em abril de 1924, ele passou 15 dias imerso nas riquezas culturais de Minas Gerais, explorando as particularidades da arte, arquitetura e as manifestações da Semana Santa no estado.

A passagem marcante de Mário por Minas Gerais foi ricamente representada pela Mocidade Alegre, especialmente através da tradicional ala das baianas. Em uma celebração visual, a escola fez referência à obra do renomado artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e aos profetas esculpidos por ele no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. Essa "Caravana Modernista à Minas Gerais", prestes a completar 100 anos, trouxe à vida a importância do legado de Aleijadinho, considerado por Mário de Andrade como "patrono das artes no Brasil".

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 17/02/2024 - 14:20


Comente esta Notícia