Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 17° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Cultura


Carnaval em Ouro Preto: confira a diversidade de blocos e atrações



foto: jornal voz ativa

Conhecida por abrigar um dos carnavais mais tradicionais do Brasil e um dos maiores de Minas Gerais, a cidade histórica de Ouro Preto se prepara para receber foliões, turistas e ouro-pretanos em uma celebração repleta de cultura e tradição. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está meticulosamente organizando uma programação rica e diversificada para a maior festa popular do calendário cultural da cidade.

Com o tema "Uma viagem a Ouro Preto, a cidade modernista", o Carnaval deste ano faz uma homenagem à excursão organizada por Mário de Andrade durante a Semana Santa de 1924. Inspirados pelo barroco mineiro e encantados pelas obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde, os modernistas encontraram em Ouro Preto uma expressão genuinamente brasileira de arte.

Graças a essa atenção especial dos modernistas, Ouro Preto é hoje uma cidade que preserva um patrimônio cultural diversificado, proporcionando atrações carnavalescas para todos os públicos. Para que os foliões aproveitem ao máximo a festa, aqui estão três dicas sobre o que fazer no Carnaval em Ouro Preto.

Dica 1: Bloquinhos de Rua

O Carnaval de Ouro Preto é marcado pela diversidade entre o Carnaval de Rua e o Carnaval Universitário. Com 40 blocos confirmados para desfilar pelas ruas, a cidade oferece opções para todos os gostos. Blocos tradicionais, novos e aqueles que retornam após anos de ausência estão presentes, garantindo uma experiência única para os foliões.

Destacam-se blocos como a "Bandalheira Folclórica Ouro-pretana", que desfila pelas ladeiras há 51 anos com sua vestimenta peculiar, o "Zé Pereira dos Lacaios", a agremiação mais antiga do Brasil com seus catitões de três metros de altura, e o criativo "Charanga de Lata", com instrumentos confeccionados pelos aposentados da antiga fábrica de alumínio.

Além dos blocos caricatos, a tradição dos desfiles das Escolas de Samba também promete encantar, transformando a Praça Tiradentes em um sambódromo nos dias de Carnaval.

Dica 2: Carnaval Universitário

Como cidade universitária, Ouro Preto organiza um Carnaval conduzido pelas entidades estudantis. A Liga dos Blocos, formada em 2005, traz atrações nacionais como Pedro Sampaio, Turma do Pagode e MC Cabelinho. As repúblicas federais, como Partenon, Aquarius e Nau Sem Rumo, também oferecem pacotes de festas para aqueles que preferem a comodidade.

Dica 3: Vilas e Cachoeiras

Para quem busca tranquilidade longe da folia, Ouro Preto possui opções em seus distritos e subdistritos. Lavras Novas, a 19 km da cidade, é conhecida pela vila charmosa e cachoeiras. São Bartolomeu, terra dos doces artesanais, é outro distrito que preserva a tradição e oferece um refúgio sereno.

fonte: Jornal Voz Ativa




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 02/02/2024 - 15:20


Comente esta Notícia