Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 20° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,480
Região


Aleijadinho Virtual: mergulhe na genialidade do Mestre Barroco no Museu de Congonhas



foto: prefeitura de Congonhas

 

Em um mergulho fascinante na história e arte brasileira, a prefeitura de Congonhas, em parceria com a Fumcult, apresenta a exposição itinerante "Aleijadinho Virtual" no Museu de Congonhas. Desenvolvido pelo Studio KWO XR, o projeto traz uma experiência única e interativa, permitindo que os visitantes vivenciem o universo do primeiro grande artista brasileiro, Aleijadinho.

Segundo Francisco Almendra, diretor do projeto, a proposta é proporcionar uma interação imersiva, onde os visitantes podem trocar experiências e conhecer mais sobre a história e obra deste ícone do barroco mineiro. "A ideia é que as pessoas tenham uma experiência única, interagindo com o mestre em três estações distintas enquanto ele guia o ofício", explica Almendra.

A experiência, que dura 15 minutos, utiliza óculos de realidade virtual e está aberta a todas as pessoas acima de 12 anos. Disponível até o dia 14 de janeiro, a exposição oferece uma oportunidade única de mergulhar na genialidade de Aleijadinho de uma maneira inovadora.

Além da experiência virtual, os visitantes podem apreciar uma exposição de realidade aumentada, que traz as obras de Aleijadinho em 3D. Utilizando a câmera do celular, é possível visualizar hologramas em alta definição das obras, incluindo o Cristo carregando a cruz, o altar da igreja de São Francisco em Ouro Preto e os 12 profetas.

O Museu de Congonhas, localizado na alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77, Basílica, está de portas abertas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Não perca esta oportunidade de mergulhar na história e na genialidade de Aleijadinho de uma maneira única e envolvente.

Fotos e texto: Lílian Gonçalves 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 06/01/2024 - 18:20


Comente esta Notícia