Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 27° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Região


Congonhas intensifica ações de controle da Sífilis com testagens e orientações



foto: prefeitura de Congonhas

 

Durante o mês de combate e conscientização contra a Sífilis, o Governo Municipal de Congonhas está promovendo ações de testagens e orientações em todas as Unidades Básicas de Saúde. A população sexualmente ativa pode realizar gratuitamente os testes durante o ano todo nas UBS's, e, se detectada, a doença é tratada de forma gratuita com benzilpenicilina benzatina, disponível nos postos de saúde.

Com o objetivo de ampliar o alcance das informações, no dia 8 de novembro, representantes da Secretaria de Saúde visitarão o Presídio de Congonhas para fornecer orientações e realizar testagens para a população privada de liberdade.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Alessandra Silva, ressalta a importância da testagem como forma de prevenção, especialmente para gestantes, enfatizando a necessidade do tratamento dos parceiros para evitar reinfecção. Ela encoraja o uso de preservativos e incentiva a população a procurar os serviços de saúde para realizar os testes.

A sífilis é uma infecção bacteriana crônica, tratável e exclusiva do ser humano, transmitida principalmente por contato sexual. Quando não tratada, pode evoluir para estágios mais graves, afetando diversos órgãos e sistemas do corpo. A doença pode ser transmitida verticalmente para o feto durante a gestação, enfatizando a importância do acompanhamento adequado durante a gravidez.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do acompanhamento das crianças de mães que tiveram sífilis durante a gestação e destaca o uso de preservativos como uma medida essencial de prevenção.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 30/10/2023 - 17:20


Comente esta Notícia