Tempo em Lafaiete: Hoje: 31° - 14° Agora: 26° Quinta, 02 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,111 Euro agora: R$ 5,479
Saúde


Especialista explica causas da gengivite e dá dicas para evitar a doença



Foto: Divulgação

 

A doença gengivite é uma inflamação localizada na gengiva e é o estágio inicial da doença periodontal, e, se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves.

Segundo o cirurgião-dentista, Marcelo Albuquerque, essa inflamação provoca uma alteração nas estruturas que dão sustentação aos dentes, como a gengiva, os ligamentos periodontais e o osso que circunda as raízes dos dentes.

“Geralmente é causada por falha na higienização, onde ocorre a formação do que chamamos de placa bacteriana ou biofilme - que popularmente podemos definir como um material grudento formado por bactérias, muco e resíduos de comida que se desenvolve na parede externa do dente e, é também, a maior causa da cárie dentária”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, essa placa, quando não é removida, se transforma em uma estrutura extremamente dura também conhecida como tártaro, e as toxinas liberadas irritam e inflamam cada vez mais a gengiva.

“A gengivite provoca uma cor mais avermelhada que o normal podendo ficar arroxeada, inchaço, sensibilidade e sangramento durante a escovação e o uso do fio dental e, além desses fatores, também é muito comum gosto ruim e mau cheiro na boca”, detalha.

Além da falha na higienização, existem outros fatores de risco que associados podem contribuir para o desenvolvimento das doenças gengivais como:

- Fumo

-Diabetes

- Baixa imunidade

- Determinados tipos de medicamento

- Mudanças hormonais, relacionadas à gravidez, ciclo menstrual, puberdade e pílulas anticoncepcionais.

- Uso de Drogas ( maconha, crack e etc )

- Hereditariedade

O dentista orienta que o tratamento da gengivite consiste em eliminar as causas para reverter os sintomas da inflamação e impedir que ela progrida para algum problema mais grave. “Essa eliminação é feita por um profissional através de limpeza e raspagem gengival. O  controle é mantido em casa pelo paciente, fazendo o uso correto e sistemático da escova dental e fio dental, mantendo assim sua gengiva saudável e sem infecção”, finaliza.

Marcelo Albuquerque




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 23/10/2023 - 13:47


Comente esta Notícia