Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 20° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,480
Política


Erivelton se posiciona contra a municipalização das escolas



Divulgação

 

O vereador Erivelton Jayme se posicionou com firmeza contra o Projeto de Lei 109/2023, que propõe a municipalização da Educação Básica e anos finais nas escolas estaduais Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, General Oswaldo Pinto da Veiga e Pacífico Vieira, em Lafaiete. O texto, apresentado pelo Executivo Municipal, segue em análise pela Casa e visa a transferir parte das responsabilidades educacionais do Estado. 

A postura combativa de Erivelton desencadeou debates intensos tanto na Câmara Municipal quanto nas redes sociais, reforçando a importância de avaliar criticamente projetos de tal envergadura e considerar suas implicações de longo prazo. Conforme pondera, é essencial analisar os impactos financeiros e na qualidade da educação local. Ele destacou que, após consultas a professores e pais das escolas envolvidas, a maioria se manifestou contrária à proposta. O vereador argumentou que transferir os anos iniciais da Educação Básica para a esfera municipal acarretaria encargos financeiros inviáveis para a economia local. 

Para o vereador, o ponto central é a falta de clareza em relação aos recursos que o Estado repassaria à Prefeitura. Ele ressaltou que os detalhes sobre essa distribuição não foram adequadamente esclarecidos pelo Governo Estadual, gerando incertezas sobre a metodologia proposta. Outra preocupação levantada pelo vereador é o possível impacto nos trabalhadores da educação estadual. “O projeto sugere a transferência de profissionais concursados para a Prefeitura, levando a inquietações sobre direitos trabalhistas e benefícios.  Essa reestruturação poderia levar ao desemprego e perda de direitos para os profissionais envolvidos”, pondera.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 06/09/2023 - 09:55


Comente esta Notícia