Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 16° Agora: 20° Terça, 30 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,194 Euro agora: R$ 5,538
Saúde


Treinamento aprimora cuidados para evitar a broncoaspiração em pacientes do HMSJ



Divulgação

Fonoaudiologa Luiza Camila e enfermeira Tatiane chaves

No mês de junho, ocorreu o treinamento sobre o protocolo de Broncoaspiração no Hospital e Maternidade São José. A capacitação foi realizada pelo Setor do Núcleo da Saúde Bucal e Fonoaudiologia e conta com a participação dos profissionais de saúde como enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

A broncoaspiração consiste na entrada de substâncias estranhas nas vias aéreas inferiores. Isso pode desencadear complicações como as doenças pulmonares, desnutrição, podendo ser fatal.

Entre as principais orientações, foram destacadas a necessidade de não realizar determinados procedimentos com o paciente recebendo dieta. Como exemplo, foram citados banho, aspiração das vias aéreas, troca de fralda, atendimento fisio. Nesses casos, a indicação é encerrar a dieta 30 minutos antes.

Também é importante não ofertar nada por boca, sem autorização do médico ou do fonoaudiólogo. Em caso de náuseas ou vômitos, deve-se manter o paciente lateralizado. Sempre que necessário, aspirar boca e nariz e, antes de instalar a dieta enteral, deve-se certificar que a mesma se encontra locada e fixada.

Para evitar a broncoapiração é indicado trocar o dispositivo de dieta a cada 24h e de água a cada 72h. Monitorar o resíduo gástrico através do teste do refluxo, que consiste em avaliar a presença de volume de resíduo da dieta pela aspiração direta da sonda.

Comunicar os profissionais de saúde sobre qualquer queixa de intolerância à dieta também é fundamental para evitar riscos. É preciso estar atento a outros sinais como tosse, queda da saturação, dispneia ou apneia, vômitos e elevação da pressão arterial. Além disso, destaca-se a importância da higiene oral com clorexidina duas vezes ao dia.

Treinamento sobre o protocolo de broncoaspiração

Higiene Oral

O treinamento reforçou o protocolo de higiene bucal, já existente na Instituição. Foi alertado que muitas doenças podem ser adquiridas quando não há um cuidado especial em relação à escovação dos dentes. A pneumonia é uma delas o que faz aumentar os cuidados com a higiene bucal feita corretamente. A partir dela, é possível diminuir as taxas de infecções e também reduzir o período de internação do paciente.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 04/07/2023 - 16:18


Comente esta Notícia