Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 18° Quinta, 16 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,136 Euro agora: R$ 5,579
Política


Vereador Professor Oswaldo propõe lei que reconhece oficialmente a Libras em Lafaiete



Associação dos Surdos de Conselheiro Lafaiete e Região

A Câmara Municipal, como espaço de construção de políticas que resguardam e valorizam o direito dos cidadãos, deve assegurar a prerrogativa dos surdos de terem a sua língua reconhecida e respeitada. Foi pensando assim que o vereador Professor Oswaldo Barbosa propôs o Projeto de Lei 53/2023. O texto “Institui a Lei Clarissa Fernandes, que reconhece oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no município de Conselheiro Lafaiete”.  

Conforme explica o vereador, a denominação do Projeto de Lei como Lei Clarissa Fernandes faz justa homenagem à professora de Libras do Campus Ouro Preto do IFMG, Clarissa Fernandes. Ativista da comunidade surda, ela faleceu em 2022, vítima de um acidente de trânsito na BR-356, em Itabirito.  

“O nosso projeto atendeu a uma sugestão que nasceu da sensibilidade de Luana Maria Marques Dias, uma servidora federal do IFMG, Campus Ouro Preto, que atuou como intérprete de Libras ao lado de Clarissa. Ela cursou o curso de Bacharelado em Letras Libras pela UFSC (polo Ribeirão das Neves) no mesmo período em que Clarissa foi tutora de turma de licenciatura. Além de colegas de trabalho, eram amigas”, conta. 

Vereador Professor Oswaldo Barbosa e Luana Dias, Tradutora Intérprete de Português/Libras (idealizadora do Projeto de Lei)

Nesta semana, representantes da Associação dos Surdos de Conselheiro Lafaiete e Região (Assular), Paulo Roberto da Silva e Alessandro Carlos, fizeram o uso da tribuna popular na Câmara Municipal e mostraram aos parlamentares e à sociedade os obstáculos que dificultam o cotidiano dos deficientes auditivos na cidade: “O reconhecimento da Libras na nossa cidade garantirá a implementação de políticas voltadas ao direito linguístico e de acessibilidade dos surdos e surdo-cegos nas esferas da saúde, educação, cultura e lazer”, finaliza o vereador Professor Oswaldo.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 12/06/2023 - 11:18


Comente esta Notícia