Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 15° Agora: 17° Quarta, 08 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,074 Euro agora: R$ 5,442
Saúde


Prática de Yoga é aliada no controle da ansiedade, estresse, insônia, dores musculares e até no tratamento de pacientes com câncer



Divulgação

 

Se você faz yoga há algum tempo, já deve ter notado alguns benefícios da prática. É provável que esteja dormindo melhor, tenha ganhado flexibilidade e esteja menos estressado. Isso porque, conforme explica à instrutora Elenice Dutra Diniz, essa prática milenar trabalha o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e facilitar o emagrecimento.

Mas, para ter todos os benefícios que ela proporciona, é preciso que as práticas sejam feitas regularmente e de preferência com ajuda de um profissional. Em entrevista ao Jornal CORREIO e CORREIO Online, Elenice Dutra, fala sobre sua experiência e de como a prática ajudou a superar o câncer.

Quando se faz a prática do yoga, a pessoa passa a preocupar mais com sua alimentação, com seu ritmo de trabalho, seu descanso, se aprende a escolher o que vai ingerir, começa a conhecer melhor o seu corpo. “Com a atividade regular, os nossos sistemas entram em consonância. A proposta da atividade é um verdadeiro conhecimento de nós mesmos, apesar de não ser uma tarefa fácil, nos traz um despertar, um olhar mais amoroso para nós e para o outro. Tudo que dependemos neste mundo para uma vida mais leve, mais prática, sem julgamentos e pressões. Quando nos enxergamos e nos sentimos mais livres, mais leve, a vida vai nos trazendo mais propósitos e projetos para estarmos em paz”, disse Elenice.

 

 Tratamento contra o câncer

Recentemente, Elenice, que é instrutora há 7 anos, passou por um processo difícil em sua vida. Ela foi diagnosticada com um câncer de mama bastante  agressivo. Segundo ela, o Yoga foi um dos tratamentos fora do hospital, que a preparou para o momento. “Eu consegui olhar para o diagnóstico e ter certeza que não era o pior. Entendi que passava por uma fase e que eu iria sempre usar o que levei ao outro, a meu favor. Não foi fácil. A lição que ficou é que devemos aprender a sermos gratos até mesmo pelas dores. Hoje em dia, a palavra gratidão está muito em moda, mas ela precisa de fato, sair lá do coração.  Quando sentimos isso, nada explica. A gratidão cura”, refletiu.

Após um longo período de tratamento, a professora venceu a batalha e para ela,  a meditação, o relaxamento, os alongamentos realizados para ajudar a liberar a tensão, a consciência da pessoa em saber o que o corpo pede , o que ela pode fazer , o que não deve, é essencial. “O uso adequado da respiração, que são os pranayamas, a entrega , a fé , o acreditar que não somos este corpo , somos muito além , seres únicos e especiais com um poder terapêutico imenso,  faz toda diferença. Quando enxergamos  isso em nós, tudo muda”.

 

Outros benefícios da prática

 

 Estresse e ansiedade

       

A meditação no yoga é um dos primeiros passos para controlar o estresse. Ela faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas que ocasionam desequilíbrios emocionais.

O fato de ter o controle da respiração promove maior sensação de relaxamento e equilíbrio da mente. “O yoga atua  no corpo físico, mental, em todos os nossos sistemas.  A prática deve ser frequente,  permitindo desta forma, que  nosso corpo e mente assimilem todas as posturas psicofísicas , que são os asanas, os exercícios físicos que praticamos no Yoga”, explica a professora.

 

Promove condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas dessa prática podem melhorar a resistência e fortalecimento da sua estrutura muscular, isto porque auxilia no desempenho do seu corpo que fica mais resistente a atividades físicas.

“Todos podem e deveriam praticar. Há diversos seguimentos.  Buscar uma linha e instrutor que possa estar em conexão e persistir é fundamental. Não tem uma faixa etária.”, comenta.

       

Melhora o sono

Outro reflexo importante da prática milenar é a melhora do sono. De acordo com Elenice,  as atividades aumentam a produção de melatonina, hormônio regulador do sono, além de deixar o corpo mais relaxado, proporcionando, mais energia e disposição no dia seguinte.

 

Controla os batimentos cardíacos

O yoga também melhora o funcionamento do coração, pois regula a circulação sanguínea e o sistema nervoso, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse.

 

Contraindicação

Segundo a instrutora, existem alguns casos, em especial o câncer, em que pode ser inviável a prática do yoga. “Ouvir a opinião de profissionais é determinante. Às vezes um relaxamento, uma massagem nas mãos, nos pés, um mantra, pode ser um caminho. Essas técnicas podem ser realizadas em casa, se forem feitas sob supervisão. Nada deve ser realizado em desacordo com a orientação médica”, finaliza.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 18/05/2023 - 16:35


Comente esta Notícia