Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 28° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,110 Euro agora: R$ 5,467
Saúde


Jornal do HMSJ: Hospital implanta Round Multiprofissional e reduz taxa de óbitos



 

O Centro de Terapia Intensiva (CTI), destinado a pacientes em estado crítico de saúde, oferece assistência complexa e especializada. Por possuir características peculiares, ser um ambiente de alta complexidade, contar com fluxo de diversos profissionais, além da instabilidade geral dos pacientes, o CTI exige atenção e monitoração constantes dos profissionais, visando à segurança do paciente. Pensando nisso, o Hospital e Maternidade São José realiza o Round  Multiprofissional, que é uma estratégia organizacional para atender ao princípio da integralidade, visando à recuperação do paciente.

É rotina em alguns hospitais de excelência e, a princípio, utilizado em unidades fechadas, como os CTIs. Trata-se de um momento em que a equipe multiprofissional se reúne à beira do leito e discute intervenções, propondo condutas e novas abordagens em prol do paciente, oferecendo um tratamento integral.

São discutidos aspectos importantes para o adequado cuidado do paciente crítico como: alimentação, analgesia, sedação, profilaxia de trombose, elevação da cabeceira, prevenção de úlceras de estresse, controle glicêmico, ventilação protetora, teste de respiração espontânea,  uso de antibióticos,  entre outros.

A partir da discussão de cada caso, é instituído o plano diário terapêutico, com as metas descritas no quadro anexado em cada CTI para acompanhamento e reavaliação diária das metas.

Participam do Round: médico horizontal, médico plantonista, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro, equipe técnica de enfermagem,  psicólogo e fonoaudiólogo.

Este procedimento já tem demonstrado resultado positivos dentro dos CTIs do HMSJ, com a diminuição das taxas de permanência, de infecção hospitalar e óbitos.

No HMSJ, a equipe multidisciplinar do CTI é composta por Dr. Carlos Magno, coordenador médico intensivista; Dr. GianCarlos, coordenador médico intensivista; enfermeiras Patrícia Raposo, supervisora do CTI 01 e Nayara Carvalho, supervisora do CTI 02. Também fazem parte a fisioterapeuta Gracielle Leão de Oliveira, coordenadora Especialista em Fisioterapia em CTI adulto; Nutrologa: Dra Vanessa Mendonça, nutricionista clínica Lilia Araújo; a fonoaudióloga Luiza Costa, além das psicólogas Marcela Faria e Jéssica.

Contatos

(31) 3769-6961

 secretaria@saojosehospital.com.br

Rua Dom Pedro I, nº 340 - Bairro Alto Vista Alegre - Cons. Lafaiete - MG - CEP: 36.406-056

Equipe Multiprofissional do CTI no HMSJ

 

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 12/04/2023 - 18:20


Comente esta Notícia