Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 16° Agora: 26° Domingo, 28 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,470
Esportes


Pesca: A farra dos grandes lambaris e dos piaus três pintas no rio São João



José Mucaxa (Fonte Grande) e Norberto (bairro Carijós) deram show no rio São João, em Inhaúma

P. de Souza

Repórter e pescador inveterado

Na terça-feira, dia 7 de março, os amigos Norberto Manoel dos Santos (Solveu), José Mucaxa (Fonte Grande) e Luiz Fernando de Andrade (Jornal CORREIO) viajaram até o rio São João, na localidade de Inhaúma, perto de Sete Lagoas. O objetivo era conferir a piscosidade do pequeno rio e a ação dos peixes depois de uma bela temporada de chuvas. O encontro com o velho São João foi o melhor possível, já que o trio de companheiros sentiu na pele a ação dos grandes lambaris do rabo vermelho, dos piaus três pintas e também dos piaus brancos.

Eles ficaram nas barrancas do curso d’água de 8h da manhã até as 15h, quando decidiram parar de pescar e retornaram para Lafaiete. O rio São João é pequeno, nasce em Inhaúma e deságua no Paraopeba, já no município de Papagaio. Estreito e raso em grande parte do seu curso, ele possui grandes poços profundos, onde se localizam os cardumes. Há também exemplares de corvinas, piaus verdadeiros, curimbas, tubaranas e traíras, que são mais difíceis de serem apanhadas.

Na época da seca, o São João fica praticamente vazio e os peixes descem para o Paraopeba, onde se concentram até o próximo período de chuvas. Norberto, Mucaxa e Luiz Fernando pegaram apenas alguns peixes para fazerem uma fritada com angu e soltaram a maioria, de forma a ajudar na preservação das espécies. Diante do grande número de ações, os anzoleiros planejam uma outra ida ao local, para tentar outros exemplares. Durante a aventura, a Polícia Ambiental do Meio Ambiente (PAMA) esteve no local e conferiu a documentação dos pescadores, incluindo a licença de pesca. Por isso, antes de ir pescar, pague a sua licença e leve a sua carteirinha junto com as tralhas, para não ter problemas com a fiscalização.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 02/04/2023 - 14:20


Comente esta Notícia